Web Radio Cultura Crato

domingo, 13 de outubro de 2013

Ministério recua sobre sumiço de peças em hospital








Ciro Gomes chamou o procurador Oscar Costa Filho de "canalha" por denúncias (Foto: Cnews )
O Ministério da Saúde realizou nova vistoria no Hospital Regional de Sobral e constatou que os equipamentos que supostamente haviam sumido da unidade estão no local. A vistoria foi realizada neste sábado (12), a pedido do secretário estadual de Saúde, Ciro Gomes (PROS).
O sumiço de equipamentos havia sido apontado em relatório de auditoria do Ministério da Saúde, feita em maio a pedido do Ministério Público Federal. O relatório pede a restituição de R$ 819 mil aos cofres federais.
Ciro criticou o processo de auditoria e atribuiu a constatação de sumiço dos equipamentos ao fato de parte deles estar encaixotada na época da vistoria. De acordo com o secretário, os auditores do ministério desconsideraram os aparelhos nas caixas.
 
Já o secretário de gestão estratégica e participativa do ministério, Odorico Monteiro, reafirmou que os equipamentos não haviam sido encontrados, mas que agora foi constatada a presença deles e será feito um novo relatório. O pedido de ressarcimento de recursos deve ser cancelado.
Em entrevista aos jornalistas, que acompanharam a visita ao hospital, Ciro Gomes chamou de "canalha" o procurador Oscar Costa Filho. O procurador garante que irá propor ação de improbidade administrativa contra a Secretaria de Saúde por causa das irregularidades apontadas no relatório, que consta de inquérito do Ministério Público Federal. 

O Hospital Regional de Sobral funciona com cerca de 60% da capacidade. Até o fim do mês deve ser inaugurado o centro de obstetrícia, chegando a 100%. A unidade ficou conhecida por ter sido inaugurada em janeiro deste ano com um show de Ivete Sangalo, ao custo de R$ 650 mil para os cofres públicos. Menos de um mês após a inauguração, uma estrutura da fachada desabou e feriu uma pessoa.
Coletiva

Em nota, o Ministério Público Federal no Ceará informa que o procurador Oscar Costa Filho concederá entrevista coletiva nesta segunda-feira (14), a partir das 9h30min, para apresentar à imprensa providências a serem adotadas pelo MPF/CE com relação à auditoria realizada pelo Ministério da Saúde no Hospital Regional Norte, em Sobral, além de anunciar novas medidas relativas à fiscalização da gestão da saúde pública no Ceará.



Fonte: Cnews

Policial mata 2 assaltantes em posto de combustíveis - Paraná

O PULO DA MORTE;MULHER SE JOGA NA FRENTE DO TREM EM MOVIMENTO

Sem pensar muito mulher esperando o trem se aproximar pra cometer o suicídio,ela foi brutalmente dilacerada pelo o cargueiro;ATENÇÃO CENAS FORTES

UM ASSALTO QUE DEU ERRADO,LADRÃO INVÉS DE LEVAR A MOTO LEVOU FOI VÁRIOS TIROS NOS PEITOS

Imagens que bombam na net,mostram uma ação de dois meliantes que tomam uma moto de assalto,e na hora de se despedir da vítima o bandido leva vários tiros e cai sem vida ao solo.VEJA O VÍDEO

BELÉM-PB. HOMEM CONVIDA SEU MELHOR AMIGO PRA BEBER CACHAÇA METE A PEIXEIRA NELE E MATA DEPOIS LIGA AVISANDO A POLÍCIA

Uma amizade que terminou em tragédia. Amigos inseparáveis, Júlio Alexandrino da Silva, de 32 anos, residente na Rua Padre Tavares, em Belém
e Antônio dos Santos, residente na Travessa Nossa Senhora da Conceição, também em Belém; participavam de várias pescarias e era comum encontrar os dois juntos pelas Ruas da cidade. Na tarde desta sexta-feira, 11 de Outubro, uma discussão, ainda por motivos desconhecidos, terminou com um deles assassinado.
Os amigos participavam de uma pescaria em um açude no sítio picada, Zona Rural de Belém. Amigos que acompanhavam os dois contaram à polícia que estavam um pouco distante quando ouviram Júlio gritar. Ao chegar no local já encontrara a vítima se agonizando com um ferimento provocado por uma faca na altura da virilha. Informada do ocorrido a polícia chegou rápido ao local e encontrou, segundo o Cabo PM C. Alberto, Júlio ainda com vida. Minutos depois a equipe do SAMU de Belém chegou para os primeiros socorros, mas era tarde demais, a vítima não resistiu ao ferimento e acabou morrendo ali mesmo. O acusado não foi preso, porém uma atitude do assassino chamou atenção. Depois de desferir o golpe no amigo, Tôtinha, como é mais conhecido o homicida, foi até a delegacia da cidade e informou para o escrivão que haviam ferido um homem a golpes de faca peixeira, que estaria sendo socorrido para o hospital. Depois disso ele teria desaparecido. A polícia não sabe explicar a atitude do assassino. Na cena do crime, um litro de cachaça denuncia que os envolvido bebiam no momento da discussão que terminou com a morte do Júlio. O corpo da vítima foi encaminhado para o GEMOL para passar pelo exame cadavérico.


Fonte;Blog Do Mago

Caririaçu-CE: Três homicídios em oito dias


Demontier Tenório///(Foto: Agência Miséria)
A idéia inicial era que o jovem tivesse sido atropelado (Foto: Agência Miséria)
Um homicídio foi registrado por volta das 18 horas deste sábado em Caririaçu se constituindo no terceiro em um período de oito dias naquele município. A polícia foi avisada sobre um corpo na rodovia que liga Caririaçu e Juazeiro e a suspeita inicial de vítima de acidente. No local, o jovem Gestel Araújo Oliveira, de 20 anos, que residia no Sítio Piripiri daquele município apresentava, segundo a perícia, três perfurações à bala, sendo duas nas costas e uma no rosto. O caso está envolto em mistério.

Antes, no dia 4 de outubro, Antonio Bezerra da Silva, de 56 anos, que residia na Rua Coronel Botelho (Bairro Pernambuquinho) em Caririaçu, morreu em um dos leitos do Hospital Santo Antonio de Barbalha após ser alvejado a tiros. O mesmo já tinha passagens pela polícia e o corpo permaneceu durante três dias no IML (Instituto Médico Legal) até que familiares foram recolher na segunda-feira.

Já na manhã do dia 8 de outubro foi encontrado o corpo de Leandro do Monte Freitas, de 33 anos, que residia no bairro Palestina em Caririaçu. O mesmo apresentava uma perfuração à bala de pistola calibre 380 no rosto, além de marcas de violência no pescoço como se tivera sido asfixiado. O cadáver foi encontrado por populares a uma distância de15 metrospara o leito da estrada vicinal que dá acesso ao Sítio Vitorino. Leandro respondia processos como usuário de drogas e roubo.

Polícia registra sete mortes violentas no sábado no RN








Material estava em Janduís, onde suspeito morreu em confronto com a PM (Foto: Inácio Brilhante)
O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) registrou sete mortes durante o sábado (12) no Rio Grande do Norte. As mortes aconteceram nas cidades de NatalMossoróSanta Cruz, Janduís, Governador Dix-Sept Rosado e Extremoz. As vítimas foram todas homens, mortos por disparos de arma de fogo e a facadas.

A primeira morte ocorreu no bairro de Mãe Luíza, na zona Leste da capital, onde José Paulino da Silva, de 44 anos, foi morto a facadas na rua Guanabara. O outro homicídio em Natal ocorreu no bairro Igapó, na zona Norte. João Batista Elias Sabino, de 33 anos, foi atingido por tiros e morreu na rua Henrique Dias. De acordo com o oficial de operações do 4º Batalhão da PM, ele não tinha antecedentes na polícia.

Em Extremoz, na Grande Natal, Ivanaldo de Araújo, de 34 anos, morreu após troca de tiros com a Polícia Militar. A vítima e outro homem furaram uma barreira policial e atiraram na guarnição. Após uma perseguição, os policiais cercaram a dupla, que reagiu com tiros e tentou fugir correndo. Ivanaldo foi baleado e não resistiu aos ferimentos. O outro suspeito, de 20 anos, foi preso.

Na cidade de Santa Cruz, na região Agreste, foi morto a tiros Cledenilson Oliveira, de 31 anos. Nos municípios de Mossoró e Governador Dix-Sept Rosado, ambos na região Oeste do estado, foram mortos com disparos de arma de fogo Wanderson de Sousa Ferreira, de 25 anos, e Luciano Franklin de Oliveira, de 23. 

A outra morte aconteceu em Janduís, também na região Oeste, onde João Paulo Duarte, de 27 anos, morreu em confronto com a Polícia Militar. Ele é suspeito de participação no rapto de um gerente no posto bancário do Bradesco da cidade de Areia Branca, crime ocorrido na última quinta-feira (10).

Segundo informações do capitão Inácio Brilhante, a polícia estava monitorando o suspeito desde o início da manhã. Um cerco foi montado no entorno do sítio Retiro, onde outros suspeitos também se encontravam. “Eles perceberam a nossa aproximação e abriram fogo. Revidamos e o João Paulo foi atingido”, confirmou o oficial.

De acordo com o capitão Marcos Carvalho, que também participou da operação, o restante do bando fugiu para dentro de uma região de mata fechada. 



Fonte: G1

Para eleger vereadora, milícia mata 7 em comunidade do Rio







Objetivo era fingir ataque de traficantes, espalhar medo na favela e, assim, reconquistar apoio no Morro do Barbante (Foto: Marcos de Paula/ Estadão)
Na noite de 19 de agosto de 2008, 17 homens encapuzados entraram atirando na comunidade do Barbante, em Campo Grande, zona oeste do Rio, e mataram aleatoriamente sete moradores que cruzaram seu caminho. O que, de início, parecia mais uma ação de terror orquestrada por traficantes mostrou, após as investigações da Polícia Civil, tratar-se de uma chacina de intenção meramente eleitoral – o massacre foi efetuado por um grupo de policiais, bombeiros e ex-militares integrantes de uma milícia.

O grupo forjara uma ofensiva de traficantes para causar medo e reconquistar o apoio perdido na comunidade e eleger a candidata a vereador Carmen Glória Guinâncio Guimarães, a Carminha Jerominho, do PT do B. Outras cinco testemunhas da chacina foram mortas depois pelo mesmo bando.

A milícia se sustentava na região com os serviços de segurança privada, transporte coletivo irregular, gás, máquinas caça-níquel e a instalação da "gatonet", como são conhecidas as ligações clandestinas de TV a cabo.

Um dos encapuzados, segundo a Polícia Civil, era o ex-policial militar Luciano Guimarães, irmão de Carminha Jerominho, filho do vereador Jerominho Guimarães (PMDB) e sobrinho do ex-deputado estadual Natalino Guimarães (DEM), todos chefes de milícias.

‘Liga da Justiça’. A 30 dias das eleições, os quatro membros da organização que se intitulava "Liga da Justiça" foram presos. O grupo usava como símbolo o morcego, numa alusão a Batman, o personagem da história em quadrinhos.

Carminha Jerominho foi acusada de coação eleitoral. Da cadeia de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná, ela foi eleita com 22 mil votos. O pai, o tio e o irmão ainda estão presos, acusados de formação de quadrilha e homicídio.

Carminha foi solta duas semanas depois de conquistar a cadeira de vereadora. A defesa alegou que o fim do processo eleitoral extinguia possíveis constrangimentos de eleitores. Ela cumpriu seis meses de mandato até ser cassada.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) alegou que Carminha arrecadou recursos para a campanha antes do prazo permitido. Em 2011, ela conseguiu liminar e voltou ao cargo. Os 6 mil votos recebidos na disputa do ano passado, porém, não lhe garantiram a reeleição.

As vítimas da chacina não tinham ligação com o tráfico na comunidade do Barbante – apenas tiveram a infelicidade de estar no lugar errado, na hora errada. O funcionário da Caixa Econômica Federal Dario Leoneza, 60 anos, foi um dos mortos no ataque. Morador do bairro Paciência, Dario estava no Morro do Barbante para visitar amigos. Anos antes, perdera a mulher, Lúcia, vítima de câncer.

Dario criava cinco filhos, incluindo os que nasceram fora do casamento. Ele vivia a expectativa de uma aposentadoria. Era um homem extrovertido, torcedor do Flamengo e frequentador assíduo de pagodes. "Foi um homem que só deixou boas lembranças", diz a cunhada Gilcéia de Paula Leoneza.

Também foram fuzilados pelos milicianos o padeiro Ariovaldo da Silva Nunes, de 37 anos, o motorista Bruno Sérgio Manhães Ayres Batista, 27, o comerciante Francisco Rezende de Oliveira, 40, o estudante Maicon de Azevedo Portela, 23, e duas pessoas que não foram identificadas pela polícia.

Testemunhas. No desenrolar das investigações, testemunhas do caso começaram a ser caçadas. Em julho de 2009, Leonardo Baring Rodrigues foi assassinado na Vila do Céu, em Cosmos. O irmão dele, Leandro, foi escoltado e com colete à prova de balas ao enterro. Mas, no ano seguinte, Leandro também acabou sendo morto – os irmãos foram os primeiros a identificar na ação os integrantes da milícia.

Em seguida, o pai de Leonardo e Leandro, o ex-pracinha da Segunda Guerra Vicente Rodrigues, de 89 anos, foi levado para um estaleiro desativado e executado pelo bando. Também foram fuzilados a mulher e o cunhado de Vicente, Maria José e Carlos Alberto Cardoso.

Interesses. Carminha, hoje com 35 anos, diz que os processos envolvendo a família são "claramente políticos". Ela se defende com uma pergunta: "Alguém conquista apoio de uma comunidade fazendo isso (massacre)?"

Ela afirma que o ex-delegado federal Júlio Brasil, já falecido, que concorreu em 2008 a vereador, tinha interesse em "ajudar" a Polícia Civil. Brasil não foi eleito. "Moro há 35 anos em Campo Grande, nasci aqui, minha família é daqui. Meu tio ia jogar bomba na delegacia do próprio bairro?", pergunta ela, referindo-se à denúncia de que Natalino Guimarães teria sido autor de um atentado contra a 35.ª DP, que investigava a atuação das milícias.

No ano passado, Carminha denunciou outro grupo de milícia que atua em Campo Grande por prejudicar sua campanha à reeleição. Chegou a ser jurada de morte. Dentista, mãe de dois filhos, ela diz que não anda com seguranças. "Não posso parar a minha vida."

Poder paralelo. O delegado Marcus Neves, de 49 anos e há 25 na Polícia Civil, atuou no combate a um poder paralelo que se formava com as milícias na zona oeste do Rio. À frente da 35.ª DP, ele atuou na prisão de 143 pessoas ligadas a milícias, entre elas cinco políticos – Jerominho, Natalino e Carminha, o ex-bombeiro e ex-vereador Cristiano Girão e o ex-vereador Luiz Fernando da Silva, o Deco.

Um dos momentos mais delicados da carreira do delegado foi a prisão de Natalino Guimarães, em pleno exercício do cargo de deputado estadual, em 2006. Ele rebate a versão de que a polícia agiu com interesses políticos. "Sou agente administrativo, do Estado. Não fico escolhendo o alvo. Faço o que devo fazer."

Ele lembra que a milícia começou a migrar para a política no começo da década passada. "Antes, eles só tinham interesse econômico. Quando começaram a ser procurados por candidatos, eles perceberam que era mais vantajoso para suas atividades criminosas se tivessem representantes próprios na Câmara de Vereadores, na Assembleia Legislativa e no Congresso", afirma. "A mecânica era assim: eles arrecadavam dinheiro para fazer caixa de campanha e financiar candidatos em nome da milícia", conta.

O delegado diz que a milícia é pior que o tráfico. "É porque tem sustentáculos na política, na máquina do Estado e na estrutura da segurança pública. O tráfico, com raras exceções, não tem essa mesma ligação."

Neves diz que o poder da "Liga da Justiça" entrou em declínio com a prisão dos nomes políticos da organização. "As principais cabeças da milícia foram presas. O tentáculo político não existe mais."



Fonte: Estadão

Grave acidente deixa 3 mortos e 10 feridos no interior de SP







Grave acidente deixa mortos e feridos no interior de SP (Foto: Divulgação www.assiscity.com.br)
Três pessoas morreram e 10 ficaram feridas em um acidente entre um caminhão e um ônibus na rodovia Miguel Jubran, em Assis, em São Paulo, na tarde desta sexta-feira (11).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista do ônibus perdeu o controle e bateu de frente no caminhão.

Os dois homens que ocupavam o caminhão foram arremessados para fora do veículo.

O ônibus transportava 29 passageiros que seguiam de Londrina (PR) para São José do Rio Preto.

A Polícia Civil vai investigar as causas do acidente.



Fonte: R7

Quinze acidentes são registrados em 24h nas rodovias estaduais do Ceará







Acidentes aconteceram entre 7h do sábado (12) e 7h deste domingo (13). De acordo com Polícia Rodoviária Estadual, três pessoas morreram. (Foto: Iguatu.org)
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou das 15 acidentes das 7h do sábado (12) às 7h deste domingo (13) nas estradas do Ceará.  Três morreram e 11 ficaram feridas. Dois acidentes com vítimas envolviam motociclistas e, no terceiro, a motorista tentou desviar de animais que estavam na rodovia.
De acordo com a PRE, no quilômetro 31 da CE-265, em Limoeiro do Norte, na tarde do sábado (12), houve uma colisão entre duas mortos. Um dos condutores, de 33 anos, estava de capacete, mas não era habilitado e morreu no acidente.  A outra pessoas foi levada para o hospital. Na CE-178, em Santana do Acaraú, um carro colidiu com uma moto às 21h30 do sábado, e motociclista, de 24 anos, faleceu.

Em Itapipoca, na CE-354, uma mulher de 58 anos tentou desviar de dois jumentos que estavam na estrada e capotou o carro. A motorista morreu e quatro pessoas ficaram feridas. Ainda seegundo a PRE, um caminhoneiro foi autuado em flagrante pela Lei Seca, na CE-356, no municípiode Baturité.



Fonte: G1

Jovem desaparecida é encontrada morta em praia na Ilha do Governador


Pâmela foi encontrada molhada e sem sinais de agressão Foto: Reprodução / Facebook
Extra

Agentes da Divisão de Homicídios (DH) estão investigando a morte da universitária Pâmela Belarmino, de 19 anos. O corpo dela foi encontrado, na manhã deste sábado, na Praia da Ribeira, na Ilha do Governador, na Zona Norte. A vítima estava desaparecida desde a última sexta-feira, quando saiu de casa para ir à faculdade.
O corpo da jovem foi encontrado por policiais militares às 6h30m. Ela estava molhada, na areia, e segundo o comandante do 17º BPM (Ilha do Governador), coronel Corpas, não apresentava sinais aparentes de agressão. O corpo será periciado para checar se a jovem foi estrangulada.
Desde ontem, parentes e amigos da família da jovem postaram mensagens na internet pedindo informações sobre o paradeiro da estudante.
Na sexta-feira, Pâmela saiu de sua casa, em Vigário Geral, na Zona Norte, e foi para a Unisuam, em Bonsucesso, universidade onde estuda Administração. Por volta das 10h, ela saiu do local para ir ao estágio, no Centro, entretanto, ela não chegou à empresa.
— A chefe dela ligou para a família de tarde, perguntando o motivo da falta. Não sabíamos. As amigas confirmam que ela foi à faculdade. Uma circunstância curiosa é que ela estava com uma bolsa, onde estavam seu celular e sua carteira, que não foi encontrada junto de seu corpo. Suspeitamos que ela tenha sido vítima de um roubo — conta o tio da vítima, Marco Antônio Belarmino.
A DH vai ouvir os familiares da vítima na próxima segunda-feira e pedir imagens do circuito interno da universidade.
O sepultamento da jovem será neste domingo, no cemitério de Irajá, no subúrbio do Rio.

Vazar vídeo de sexo na web pode render até um ano de prisão

Delegada recomenda não permitir filmagens em momentos íntimos

Até o cantor Leonardo teria participado de meme nas redes sociaisReprodução Facebook

Cuidado com o que você repassa na internet, principalmente conteúdos referentes a momentos íntimos. Divulgar, por exemplo, um vídeo de sexo sem que a pessoa em questão permita é crime e pode render até um ano de detenção, além de indenização à vítima. O R7 ouviu especialistas para discutir o assunto e te ajudar a escapar dessas situações constrangedoras.
Esta semana, um caso em Goiânia (GO) teve grande repercussão. Uma jovem de 19 anos procurou uma delegacia depois que um vídeo em que ela aparece mantendo relação com um rapaz virou meme na rede. O homem com quem ela se relacionava fez a gravação e encaminhou aos amigos por meio do aplicativo de celular WhatsApp. Logo, milhares de pessoas compartilharam e a história toda ganhou destaque na imprensa. A moça aparece fazendo um sinal de ‘OK’ na imagem, se referindo a sexo anal. O gesto virou alvo de montagens. O homem deve ser indiciado por difamação com base na Lei Maria da Penha.
A delegada que investiga o caso, Ana Elisa Gomes Martins, afirma que quando o assunto é internet, o melhor é prevenir. A jovem que registrou a queixa era amante do rapaz, que tem 22 anos, há três anos. Ele é casado e teria prometido que guardaria os vídeos no celular em uma pasta com senha, que ninguém teria acesso. No entanto, teria mandado para amigos.
— Como policial e como mulher, eu recomendo que ninguém permita ser filmado nesse tipo de situação. Não há dúvida nesse caso que ela consentiu em deixar que o vídeo fosse feito, mas não que ele repassasse. A internet facilita um desrespeito entre as pessoas que anula a nossa liberdade. Infelizmente, é melhor não fazer. Houve uma agressão muito grande contra essa moça, uma violência. Para se ter ideia, ela se tornou depressiva e não sai mais de casa.
O boletim de ocorrência foi registrado no dia 4 de setembro. A delegada explicou que, caso seja comprovado durante as investigações que o amante mandou o vídeo, ele será indiciado com base na Lei Maria da Penha porque existia uma relação consolidada entre eles, apesar se serem amantes. Segundo ela, houve violência, o que permite o agravamento do crime, conforme previsto em lei.
O advogado Aislan Basílio, especialista em novas tecnologias, afirma que as pessoas não têm consciência de que os mesmos crimes praticados no território real valem também para a internet, como a difamação. Tornar público um fato constrangedor, ou seja, manchar a imagem de alguém é crime em qualquer esfera, segundo o especialista.
— Os jovens agem de forma inconsequente. Tiram foto, fazem vídeo, sem a menor expectativa de que aquilo vá causar um prejuízo. Não permita esses registros em situação de foro íntimo e muito menos armazene em celular ou computadores. O objeto pode ser roubado, o conteúdo ser publicado e a vítima não terá o menor controle sobre isso. O relacionamento pode acabar e o outro fazer uso da imagem de forma indevida.
Outras leis, como a Lei Carolina Dieckmann, também visam proteção no ambiente virtual. A atriz teve o computador invadido, fotos íntimas copiadas e usadas para fazer chantagem. Ela procurou a polícia e denunciou a extorsão. Pouco tempo depois, a polícia fluminense prendeu em SP e MG quatro suspeitos de acessar o e-mail de Carolina. Eles queriam R$ 10 mil para não divulgar as imagens, mas ela não cedeu e as fotos vazaram.
No caso de Goiânia, foi configurado outro tipo de crime, porque a jovem tinha relação com o suspeito e permitiu a gravação do vídeo.
A pena para o crime de difamação, de três meses a um ano, pode ser convertida em serviços sociais, mas, caso o acusado seja reincidente no crime, deve cumprir a penalidade na cadeia.
R7

SISTEMA CARCERÁRIO: MASSACRE EM SÃO LUIS E A URGÊNCIA DA DISCUSSÃO.

Mais uma vez, a precariedade do sistema carcerário brasileiro explode na cara do contribuinte. Desta vez, uma rebelião sangrenta na Casa de Detenção (Cadet) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, deixou o já conhecido traço de destruição e morte. No total, após o final do motim, foram contabilizados nove mortos e 20 feridos. As autoridades maranhenses dizem que a confusão teria começado quando duas facções rivais dentro do presídio entraram em conflito, que só terminou com a chegada dos homens do Batalhão de Choque. Todas as mortes, inclusive, foram entre presidiários e causados por facções rivais.
As autoridades dizem, ainda, que a descoberta de um suposto túnel dentro da cadeia foi o mote da confusão, já que, durante a apuração do caso, os presos teriam se rebelado e iniciado a chacina. A primeira questão a ser discutida é: se o túnel realmente existe, como foi possível que ele tenha sido construído sob os olhares dos agentes penitenciários? Não se tratava de um túnel de pequenas proporções, já que pelo menos 60 homens esperam escapar por ele. Outra questão pertinente diz respeito à segurança dos detentos. Como é possível que 13 homens guarnecidos pelo Estado sejam assim tão bárbara e facilmente assassinados? A verdade é que o sistema penitenciário brasileiro vive uma crise sem precedentes, e este caso ocorrido no Maranhão apenas reforça o que o brasileiro honesto e pagador de impostos já sabe: é preciso um choque de gestão na área a fim de executar uma profunda reflexão sobre os vícios e possíveis virtudes de um sistema a beira do caos. Mais de 20 anos após a chacina do Carandiru, quando a sociedade reuniu-se, comovida, em torno da questão dos presídios brasileiros, faz-se necessário resgatar essa discussão e aprofundá-la de modo a que essas pequenas e constantes tragédias como esta de São Luís não mais se repitam para a vergonha do Estado brasileiro. 

Fonte: O ESTADO CEinformática básica

ASSALTANTE MORRE APÓS TROCAR TIROS COM A POLICIA MILITAR NA ZONA RURAL DE JANDUIS.

Desde as primeiras horas do dia de ontem 12, O Cap. Brilhante, juntamente com o GTO de Apodi, Cap. Carvalho e Rádio Patrulha de Caraúbas, realizavam buscas naquela região, após receberem informações do 2º Batalhão de Mossoró que os suspeitos de terem participado do rapto do gerente do posto bancário do Bradesco da cidade de Areia Branca,
crime ocorrido na última quinta-feira (10). estavam escondidos na Zona Rural de Janduís, mas precisamente no Sítio Retiro. Segundo o Capitão Brilhante, foi montado um cerco no entorno do sítio Retiro, onde outros suspeitos e comparsas também se encontravam. No momento em que a policia se aproximava, os elementos perceberam e abriram fogo, de imediato ouve o revide, e um dos suspeitos identificado como João Paulo Duarte, de 27 anos, natural de Janduís, foragido da cadeia pública de Caraúbas, foi atingido socorrido pelos próprios policiais para o hospital de Caraúbas, mas não resistiu as gravidades dos ferimentos vindo a óbito. Com João Paulo a polícia encontrou uma espingarda calibre 12, um revólver 38, uma espingarda bate-bucha, 18 munições de cal. 12, 03 munições de cal. 38 sendo que uma deflagrada, 01 papelote de cocaína, 03 relógios, 03 celulares, capa de chuva, 03 mochilas, potência de som, lanternas, blusão e pochete. Os outros suspeitos conseguiram fugir entrando em uma região de mata fechada, mas a policia continua as buscas no intuito de prender o restante do bando. Além de ser suspeito de ter participado do crime na cidade de Areia Branca, a polícia também informou que João Paulo era apontado como responsável por vários assaltos a comerciantes da região, como também assaltos praticados nas estradas entre as cidade de Caraúbas, Campo Grande, Janduís e Messias Targino, apontado também como autor do assalto a um veículo da prefeitura de Messias Targino, como também ter sequestrado um prefeito da região. Um dos seus principais comparsa era Manuel Cícero, mas conhecido por "pelado", acusado de um duplo homicídio na cidade de Apodi.






Portal A Desgraça Com Informações De sentinelasdoapodi

Câmera registra atropelamento de casal em motocicleta no Ceará









Casal sofreu arranhões e fratura na perna e teve alta neste sábado (12). Acidente ocorreu na quinta-feira (10) e câmera registra momento exato. (Foto: Reprodução )
Dois pacientes que haviam sido atropelados no Bairro Messejana, em Fortaleza, na quinta-feira (10) receberam alta neste sábado (12). Eles foram atropelados quando avançaram a preferencial em um cruzamento. Eles sofreram arranhões e fraturas nas pernas.
O momento exato do acidente foi registrado por câmeras de segurança de uma loja no cruzamento. Também na quinta-feira, a câmera registrou o acidente entre dois veículos no cruzamento, que deixou uma pessoa ferida.
Segundo moradores do Bairro Messejana, o índice de acidente aumentou no cruzamento depois da mudança na via preferencial, que passou a ser a Rua Antônio Barros. Após reclamações, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) reforçou a sinalização no local.


Sexta maior frota do país
O Ceará tem a sexta maior frota de motocicletas do país, e Fortaleza, o sétimo maior número de morte em decorrência de acidentes com motocicletas, segundo dados divulgados no seminário de estudo sobre a condução de motos. Segundo a pesquisa, Ceará tem 784.019 motocicletas nas ruas. No nordeste, o número fica atrás apenas da Bahia, com 790 motocicletas.
As motos representam 42% da frota do Ceará e foram responsáveis por 66% das indenizações pagas pelo DPVAT, o seguro obrigatório para proprietários de veículo automotor. Além disso, mais de 70% dos acidentados ficam com graves sequelas ou invalidez permanente.
De 2003 a 2012 o número de atendimentos de vítimas de acidentes de moto no Instituto José Frota, principal hospital de urgência e emergência do Ceará, aumentou quase 1000%, segundo dados do hospital. Somente em 2011, 7985 pessoas sofreram acidentes com motos. Em 72% dos casos, o acidentado apresenta invalidez permanente, ou seja, ela não pode voltar ao trabalho.

Fonte: G1

Idoso é preso ao dirigir alcoolizado e sem habilitação








Homem de 70 anos foi capturado na Caucaia (Foto: Ilustrativa )
Um idoso de 70 anos foi preso na noite do últimos sábado (12) por dirigir embriagado e sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza.
Durante uma blitz da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizada no km 9 da BR 222, o homem foi abordado por volta das 21h30 e não apresentou o documento obrigatório. Em seguida, foi constatado que o condutor estava sob efeito de álcool.
O homem foi preso em flagrante pela Lei-Seca e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil da cidade.
Outro condutor, de 56 anos, foi preso em Boa Viagem, a 217 km de Fortaleza. O homem foi detido às 11h50 no km 207 da BR 020. Ele conduzia um microônibus com placas de São Pauloe apresentou documentação falsificada.
O condutor foi encaminhado à Delegacia local.
A PRF registrou um total de 14 acidentes com 13 pessoas feridas entre 7h da manhã de sábado e 7h deste domingo (13).



Fonte: Diário do Nordeste 

Faltam 5 mil professores no Ceará








A Secretaria da Educação informa que um concurso público está em andamento, com a oferta de 3 mil vagas para todas as disciplinas do ensino médio. O candidato precisa ter grau superior em nível de licenciatura plena (Foto: Agência Diário do Nordeste )
Eles são mestres. Ensinam não só a ler e a escrever, mas lições que servirão de referência para o resto da vida. Exercem papel imprescindível na formação dos cidadãos: o de educar. No entanto, professores, mestres e educadores vêm sofrendo, ao longo dos anos, um processo de desvalorização. São vítimas da falta de estrutura das unidades educacionais, baixos salários, falta de reconhecimento por parte da sociedade e até da violência.

Esse conjunto de fatores coloca em risco a escola pública, uma vez que o patamar de desvalorização tem levado a uma desmotivação dos profissionais e a uma não atratividade para a carreira. Prova disso são os altos índices de defasagem. De acordo com o Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc) há uma carência de, pelo menos, 5 mil professores em todo o Estado. Este déficit é agravado, sobretudo, nas áreas de ciências, química, matemática, biologia e física. "Mesmo com concurso público, há dificuldade de ter professores", denuncia Anísio Melo, presidente do Sindicato Apeoc.

Com o processo de desvalorização, acrescenta Anísio, o risco que se corre é de haver uma desprofissionalização da categoria. "Temos, hoje, nas salas de aula, profissionais zumbis, doentes, desestimulados e emocionalmente abalados. Os professores não são vistos enquanto seres humanos, enquanto profissionais", alerta.

O sindicalista salienta que não basta cumprir a lei do piso, é preciso respeitar o 1/3 para atividades de planejamento, além de valorizar toda a carreira.

Professor graduado em início de carreira ganha R$ 1.613. O problema, observa Melo, é que não existe uma carreira que estabeleça padrões diferenciados de salários, conforme a formação do profissional - graduado, especialista, mestre e doutor. A situação é alarmante. Tanto que o Ministério da Educação lançou, no último mês de setembro, a campanha "Quero ser cientista, quero ser professor". O intuito é incentivar estudantes de escolas públicas a seguirem a carreira de docente nas áreas de matemática, física, química e biologia.

Os participantes receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 150, que servirá para o jovem ter condições de acompanhar o programa. Também será oferecido aos estudantes o kit "Aventura na ciência", material didático para o estudo de física, química, biologia e astronomia. Só nas áreas de ciências e matemática, existe uma defasagem de 170 mil docentes em todo o País.

Docentes
O Ceará conta com 12.039 professores efetivos e ativos, conforme a Secretaria da Educação do Estado (Seduc). Desse total, 65% possui especialização e 4% mestrado e doutorado. Em nota, o órgão informa que tem priorizado o ingresso de profissionais na rede pública estadual através de concurso e prova de títulos.

Acrescenta, ainda, que um concurso público está em andamento com a oferta de 3 mil vagas para todas as disciplinas do ensino médio. Para assumir o cargo, o candidato precisa ter grau superior em nível de licenciatura plena. A remuneração para carga horária de 40 horas aulas semanais é de R$ 2.444,92, mais auxílio alimentação no valor mensal de R$ 220,00.




Fonte: Diário do Nordeste 

Deputados já gastaram R$ 875 mil com voos








O deputado Antônio Balhmann, líder da bancada federal do Ceará, gastou R$ 100 mil, em 2013, com bilhetes aéreos e aluguel de aeronaves (Foto: HELOSA ARAÚJO)
Os deputados federais do Ceará já gastaram aproximadamente R$ 875 mil com passagens aéreas durante este ano. As informações foram coletadas no portal da Câmara dos Deputados e respondem pelos gastos realizados até 29 de setembro. Os recursos fazem parte da Cota para Exercício da Atividade Parlamentar, conhecida como cotão, e referem-se a bilhetes aéreos adquiridos pelos parlamentares ou aluguel de aeronaves, estas com custo mais oneroso.O deputado federal cearense que mais gastou verba para se deslocar por meio aéreo foi o líder da bancada cearense no Congresso Nacional, Antônio Balhmann (PROS), mais de R$ 100 mil. Isso porque, para visitar alguns municípios do Interior do Ceará, ele optou em alugar aeronaves para os compromissos, ao invés de utilizar carros convencionais. "Não tem nada de excepcional. São gastos programados para o Interior", alega.

Somente em março, o líder da bancada federal do Ceará pagou mais de R$ 22 mil com passagens aéreas e aluguel de aeronaves. Em maio, esse valor alcançou R$ 10 mil. No mês de junho, o parlamentar declarou ter desembolsado R$ 18,6 mil para fretar aeronaves. Antônio Balhmann faz questão de ressaltar que todos os valores estão no orçamento previsto. "Tudo isso é dentro da cota da Câmara. Nem para mais nem para menos", justifica.

Antônio Balhmann também garante que não cede o valor da cota parlamentar para aliados políticos, como prefeitos do Interior. O deputado afirma que, em situações excepcionais, leva o chefe de gabinete a Brasília para resolver demandas do mandato ou participar de eventos realizados na Câmara Federal.

O segundo deputado que mais gastou com passagens aéreas em 2013 foi Eudes Xavier (PT), ultrapassando os R$ 71 mil até agora. No mês de fevereiro, o petista declarou ter gasto R$ 15 mil para custear voos. Em maio, esses valores ultrapassaram os R$ 24,6 mil contra R$ 9,5 mil em junho. Procurado pelo Diário do Nordeste na última sexta-feira à noite, o parlamentar não atendeu as ligações feitas ao seu celular.

Discrepantes

Os valores encontrados nas verbas oficialmente declaradas pelos deputados federais são discrepantes. Se por um lado o líder da bancada cearense no Congresso, Antônio Balhmann, já desembolsou R$ 100 mil com transporte aéreo este ano, Artur Bruno (PT), por exemplo, só declarou despesas de R$ 14,7 mil. De acordo com o petista, esses recursos foram usados para custear o translado de Brasília a Fortaleza.

Questionado sobre a forma como utiliza e planeja a verba parlamentar, Artur Bruno ressalta que tenta comprar os bilhetes aéreos com antecedência, saindo a um custo muito mais baixo. "Peço que o gabinete compre com antecedência, porque barateia o processo se comprar antes. Normalmente eu volto sempre nos mesmos dias, exceto em algumas emergências", pondera.

Ainda segundo o deputado federal, existem agendas de compromissos em outros estados. Ele também assegura que, em algumas poucas situações, leva alguns dos assessores parlamentares ao Congresso Nacional. "Essa despesa é basicamente com ida e vinda a Brasília. Uma ou outra vez vou a outro estado para cumprir atividade parlamentar, mas 90% dos gastos são com idas a Brasília", esclarece.

Os gastos com passagens aéreas já foram alvo de polêmicas na Câmara Federal e no Senado. Isso porque alguns parlamentares se envolveram em esquema que consistia em cobrar comissão pelo repasse de passagens da cota parlamentar para que agências revendessem a terceiros por um preço aproximadamente 40% menor do que o de mercado. Entre os envolvidos no episódio estão os deputados Aníbal Gomes (PMDB-CE) e Dilceu Sperafico (PP-PR).

Escândalos

Após uma série de escândalos deflagrados em 2009, o Congresso regulamentou os gastos com bilhetes aéreos visando moralizar o uso do dinheiro público. A meta era evitar, dentre outras coisas, o repasse da verba das passagens a terceiros, como familiares e amigos. Além de algumas regalias às quais os deputados federais têm direito, eles recebem subsídio mensal de R$ 26.723,13.

A cientista política Patrícia Teixeira, professora da Faculdade Vale do Jaguaribe, explica que alguns gastos dos parlamentares ainda refletem uma política patrimonialista, que se apropria dos recursos públicos. "No Brasil, historicamente a política é feita de troca, tem essa característica de escambo desde o princípio. Há uma confusão muito grande entre o público e o privado. Eles querem fazer do espaço público o espaço particular. Nossa política inteira é um jogo de compadres", compara.

Ainda de acordo com a professora universitária, mesmo com algumas diretrizes para inibir o uso deliberado do cotão parlamentar, os congressistas ainda conseguem encontrar algumas brechas. "Por mais que se coloquem uma série de barreiras, sempre se dá um jeito de burlar". Sobre o desapego com os gastos da máquina pública, Patrícia acrescenta: "As pessoas que ocupam cargos públicos se sentem acima do cidadão, acima do bem e do mal".

Já o economista Aécio Oliveira, professor da Universidade Federal do Ceará, pondera que, em valores absolutos, os gastos podem até não ser expressivos, mas ele atenta para as questões éticas envolvidas no uso da cota parlamentar. "A expressão monetária talvez até nem seja tão grande, mas tem um aspecto ético e moral, por se tratar do dinheiro público. Aparentemente quem gasta menos tem mais zelo com o dinheiro público", aponta o docente.

Reforma ampla
Por sua vez, o cientista político Clésio Arruda, professor da Universidade de Fortaleza, lembra que a forma como se utiliza a verba pública já está entranhada na dinâmica da política brasileira, acrescentando que teria de haver uma reforma ampla para reverter esse quadro. "Isso é algo que já faz parte das nossas regras jogo político, um hábito que vem se reproduzindo de governo a governo e reeditado pelos que vão chegando. Quando chega um novo indivíduo, as regras estão lá. Se quiser provocar uma grande mudança, teria que enfrentar essa questão", analisa.

Clésio Arruda aponta que a flexibilidade com que são gastos os recursos públicos ocorre porque a sociedade não se sente como detentora daquela verba. "Isso (as regalias dos políticos) desagrada, causa incômodo, mas não tem impacto. O brasileiro não consegue vincular o dinheiro como fonte de arrecadação de impostos que ele contribui", diz.

Conforme o cientista político, o desleixo com a utilização da verba pública ocorre porque a corrupção está entranhada na democracia brasileira, inclusive quando ocorre de forma indireta. "Desde os pequenos favores do serviço público", exemplifica. E completa: "O Brasil avançou muito em termos de democracia, mas tem que avançar no republicanismo, que é a autonomia das instituições".





Fonte: Diário do Nordeste 

Motorista perde controle e invade comércio de bebidas no Ceará








Carro invade loja de bebidas na CE-040 (Foto: Gisleine Carneiro/TV Verdes Mares)
Um motorista invadiu um comércio de bebidas na CE-040 no Eusébio, na Grande Fortaleza, na tarde deste sábado (12). Segundo testemunhas, o motorista dirigia em alta velocidade e invadiu a contramão quando perdeu o controle do veículo.
O motorista sofreu ferimentos leves e recebeu atendimentos em um hospital particular. A Polícia Rodoviária Estadual afirma que ainda apura as causas do acidente.
Além deste acidente, a Polícia Rodoviária do Ceará registrou outros 11 acidentes no primeiro dia deste fim de semana. Seis pessoas ficaram feridas. Nas rodovias federais, duas pessoas se feriram em oito acidentes, segundo a Polícia Rodoviária Federal.


Fonte: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário