Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 22 de setembro de 2015

BARBALHA: Festa do Pau da Bandeira de Santo Antonio é reconhecido como como Patrimônio Cultural do Brasil.



Pau da Bandeira 8 (Foto: Ariadne Pimenta/ Dégagé)Pau da Bandeira acontece em Barbalha há 87 anos (Foto: Ariadne Pimenta/ Dégagé/Divulgação)

Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural  na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília, decidiu por unanimidade o pedido de Registro da Festa do Pau da bandeira de Santo Antônio de Barbalha (CE) como Patrimônio Cultural do Brasil. A Festa é uma tradição que se reitera e se atualiza. Além da sua relevância nacional engloba a memória, a identidade e a formação da sociedade brasileira. É também, uma referência cultural importante que foi exercida, principalmente, pelas camadas populares do nordeste brasileiro um dos grupos formadores da nacionalidade, além de ser um dos momentos fundamentais na construção e afirmação da identidade da população de Barbalha, da região do Cariri e do Ceará. A partir de agora, a Festa está inscrita no Livro de Registro das Celebrações.

http://caririceara.com/home/thumbs.php?w=400&imagem=images/noticias/20201/Sem%20t%A1tulo.jpg

Durante a reunião do Conselho, o Iphan fez uma homenagem a Cícero Ricarte que morreu durante os festejos, enquanto carregava o Pau da Bandeira. Leia a íntegra da homenagem.

Os festejos a Santo Antônio de Pádua ocorrem desde o final do século XVIII, quando foi erguida uma capela em devoção ao santo, dando origem ao desenvolvimento da cidade de Barbalha. São treze dias de festa em homenagem ao padroeiro. A data central é o domingo mais próximo de 31 de maio, dia do Carregamento e Hasteamento do Pau da Bandeira. É um evento que envolve praticamente todos os segmentos sociais da localidade, demonstrando um protagonismo claro dos Carregadores do Pau, grupo formado por representantes das classes populares de Barbalha, responsáveis pela escolha e corte do tronco que será transformado no mastro. No dia do Carregamento, que acontece desde 1928, eles percorrem os cerca de sete quilômetros que separam o local de preparação do mastro e a Praça da Matriz de Santo Antônio no centro de Barbalha, com o Pau da Bandeira às costas. 

A comunidade católica é responsável pela Trezena – ciclo de orações onde a imagem do santo peregrina por diversas casas durante os 13 dias que separam o 31 de maio e o dia de Santo Antônio. Por fim, em 13 de junho, ocorre a procissão de Santo Antônio que fecha o ciclo festivo com uma missa na Igreja Matriz. Uma enorme gama de ofícios, celebrações e formas de expressão são acionadas por diferentes grupos. O Cortejo do Pau é um deles e vem cercado por celebrações e rituais que conformam o grande complexo que a Festa se tornou, com destaque para o Desfile de Folguedos.

O pedido de registro da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha (CE) como Patrimônio Cultural do Brasil foi apresentado pela Prefeitura Municipal de Barbalha com endosso da Superintendência do Iphan-CE, do Instituto Cultural do Vale Caririense (ICVC), do Centro Pró-Memória de Barbalha Josafá Magalhães, do Presidente da Câmara Municipal e da União das Associações de Barbalha (UNAB), e com a anuência dos representantes e membros de grupos de carregadores do pau e outros grupos participantes da festa. 

ASCOM PMB


Fotos: Divulgação

Homem apontado como traficante é executado a tiros em Juazeiro do Norte.

O crime foi o terceiro homicídio de setembro e o 89º do ano no município.

http://caririceara.com/home/thumbs.php?w=400&imagem=images/noticias/20210/A.jpg

Um crime de morte movimentou o plantão policial no início desta tarde desta sexta-feira, em Juazeiro do Norte. Um rapaz apontado pela polícia como envolvido com o trafico de drogas no cariri foi executado por disparos de arma de fogo por volta das 13 horas, na Rua Francisco Martins de Souza, bairro Jardim Gonzaga.Eneildo Galdino Gomes, 25 anos de idade, que residia na Rua 31 de março, naquele Bairro sofreu vários tiros, inclusive na cabeça tendo morte no local. Ele foi a terceira pessoa a ser assassinada neste mês de setembro e a 89ª do ano em Juazeiro do Norte.

http://caririceara.com/home/thumbs.php?w=400&imagem=images/noticias/20210/Homic%A1dio%20agora%20na%20rua%20Francisco%20Martins.jpg

Testemunhas afirmaram a policia que Eneildo se conduzia numa motocicleta Honda de cor vermelha quando dois ocupantes de outra moto se aproximaram do mesmo e cometeram o crime para depois empreenderem fuga antes de serem identificados. Uma equipe do SAMU ainda chegou a ser acionada, mas ao chegar os socorristas constataram a morte da vítima que segundo policiais que atenderam a ocorreram, a mesma já respondia  a inquéritos por trafico ilícito de drogas, dano, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, posse irregular de arma de fogo de uso permitido, e trafico ilícito de drogas - consumado na região.

Após o crime ter ocorrido um irmão da vítima de nome, Ronilson Galdino Gomes, 20 anos, vulgo Ronin revoltado com homicídio efetuou vários disparos em via pública e acabou sendo preso. Ele ainda tentou reagir a prisão vindo a troca tapas com os polícias, ser contido e conduzido a 20ª DRPC.


FOTOS: AGÊNCIA CARIRICEARA.COM///JOTA LOPES 

Motorista é morto com três disparos de arma de fogo em Campos Sales.


Informações de populares repassadas a policia, são de que a vítima era envolvida com o tráfico de drogas, bem como também suspeito de uma tentativa de homicídio.

O motorista José Roberto de Sousa Silva, apelidado por “Zoim”, 28 anos, que morava na Rua José Pinto da Silva, Bairro Aparecida, em Campos Sales, foi assassinado por volta das 12h45min, desta sexta-feira no centro daquela cidade. A policia militar compareceu ao local do crime onde tomou conhecimento de que a vítima bebia junto com um rapaz desconhecido na lanchonete “Opção” situada na Avenida 7 de Setembro, quando chegaram dois homens não identificados numa motocicleta Bros  de cor vermelha, de placa não anotada tendo o garupeiro descido do veículo e atirado contra “Zoim” que ainda tentou correr, mas foi alcançado pelo atirador que lhe acertou três disparos, dois nas costas e um outro no pescoço. “Zoim” morreu no local enquanto que o colega dele de farra evadiu-se antes de ser identificado.

http://caririceara.com/home/thumbs.php?w=400&imagem=images/noticias/20211/20150918175247.jpg

De acordo com informações da CIOPS Campos Sales, populares informaram via 190, de que a vítima era envolvida com o tráfico de drogas, bem como também suspeito de ter atirado em um homem conhecido por Manel de Banga, em dias anteriores.  O policiamento militar que atendeu a ocorrência comunicou o fato ao Delegado da Polícia civil do município, O Bel. Diego Tiago Silva Ribeiro, que esteve no local colhendo as primeiras informações e iniciando as investigações sobre o caso, bem como foi acionado a perícia forense para recolhimento e necropsia do corpo.

http://caririceara.com/home/thumbs.php?w=400&imagem=images/noticias/20211/20150918175247%20(1).jpg

A polícia foi avisada por populares de que os prováveis homicidas teriam sido vistos passando para as localidades de Barro Branco e Caldeirão, zona rural de Campos Sales. Diante das informações uma equipe da Força Tática de Apoio da PM, composta pelos soldados Israel, Queiroz e Elezaquiel, juntamente com outras viaturas de serviço estão diligenciando no intuito de localizar e prender os acusados.  


FOTOS: AGÊNCIA CARIRICEARA.COM/JOTA LOPES 

Nenhum comentário:

Postar um comentário