Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Governo do Estado lança plano de combate ao Aedes aegypti


FOTO: JL ROSA/ DIÁRIO DO NORDESTEO governador Camilo Santana lançou nesta segunda-feira (21) o Plano de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti. O inseto é vetor da dengue, chikungunya e zika. Esta última, teve relação confirmada pelo Ministério da Saúde com a microcefalia, malformação congênita que deixa as crianças com o crânio pequeno, influenciando o seu desenvolvimento.
A solenidade foi realizada no Centro de Eventos do Ceará, avenida Washington Soares, 999, bairro Edson Queiroz. Na ocasião, foram apresentadas informações técnicas, ações reforçadas de enfrentamento ao mosquito e a campanha para chamar a população ao combate. O Plano é fruto de uma ação integrada de todos os setores do Governo do Estado, além da parceria com os governos federal e municipais.
O Governo do Estado tem reunido gestores, coordenadores e técnicos para nivelar informações, por determinação do governador Camilo Santana, que provocou um encontro dos governadores com a presidente Dilma, no início de dezembro, após pedir apoio ao Governo Federal no combate ao inseto.
Dicas de combate ao Aedes aegypti
– Recipientes que guardam água de beber e para outros usos, assim como a caixa d’água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito;
– Fazer uma varredura no quintal, acabando com o lixo cheio de latas e tampas de garrafas que acumulam gotas de água;
– Depois da chuva, é recomendado eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pneus, pratinhos de vasos de planta;
– Colocar o lixo dentro de sacos, amarrar bem e levar às calçadas somente nos dias da coleta;
– Nunca jogar lixo nas ruas. O copo descartável que fica bolando nas ruas pode virar um criadouro de mosquitos;
– Mobilizar e conscientizar os vizinhos sobre a importância de conter o Aedes aegypti;
– A eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana. Assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido.
Ceará Agora

Com inversor fotovotaico consumidor deixa de pagar energia elétrica


Trata-se de um sistema com dois principais benefícios, o econômico ao consumidor, que tem a sua conta zerada e o ambiental, pois contribui para a geração de energia elétrica totalmente limpa, já que é gerada a partir do sol, a fonte inesgotável e abundante de energia no Brasil

Na tarde desta sexta-feira, 18 de dezembro, a Energisa ligou o padrão do primeiro consumidor de Chapadão do Sul com On-Gride, inversor fotovotaico.

O eletrotécnico Arírio Macedo, de Chapadão do Sul preparou e conduziu o seu próprio projeto e nesta tarde recebeu a equipe da Energisa, vinda de Paranaíba (MS), que executa a ligação.

Trata-se o sistema de geração própria de energia elétrica, que insere na rede a energia gerada durante o dia e excedente, através de placas fotovotaica. Um aparelho do sistema On-Gride faz a inversão e insere na rede a energia gerada e não gasta durante o dia.

O excedente gera um bônus, que o consumidor tem até três anos para consumir. No caso da casa de Alírio, o seu consumo médio mensal é de 104 Kwh e o seu On-Gride vai gerar 150 Kwh/mês. Com esse excedente de 50Mwh/mês, Alírio disse que pretende melhorar a sua qualidade de vida e ainda gerar bônus para alguma eventualidade. Assim, aquele consumidor terá a sua conta de energia zerada.

Passado o período de três anos do Bônus, ele é zerado e novo acúmulo é iniciado. E ainda, pode o gerador de energia usar o bônus, do mesmo pondo gerador, para outros imóveis que estejam cadastrados na concessionária de energia local ou até de outros estados, em seu CPF.

O Prefeito de Chapadão do Sul, Dr. Luiz Felipe Barreto Magalhães mandou iniciar um projeto para instalação de um On-Gride em um prédio público municipal. Este primeiro projeto é experimental, ele não deverá gerar energia para sobrar bônus, mas vai ser o suficiente para grande economia. No futuro o projeto pode ser alterado para que gere ainda mais energia e mais bônus.

A vida útil do sistema é de 25 a 30 anos e de 07 a 08 anos, em média, ele cobre os custos do projeto e implantação, disse o Eletrotécnico Alírio Macedo.

O eletrotécnico Alírio disse que o seu aparelho conversor é de última geração. Nele existe uma saída USB para computador, que quando conectado, passa todas as informações sobre a geração e consumo da energia. Ele ainda é capaz de passar os dados através do Wi-Fi próprio.

Trata-se de um sistema com dois principais benefícios, o econômico ao consumidor, que tem a sua conta zerada e o ambiental, pois contribui para a geração de energia elétrica totalmente limpa, já que é gerada a partir do sol, a fonte inesgotável e abundante de energia no Brasil.

Para a cidade de Chapadão do Sul o sistema é novidade, mas no campo, várias fazendas já implantaram o sistema e gozam do bônus gerado.

Lembrou Alírio que há linhas de créditos bancários para a elaboração, condução e instalação do On-Gride.

Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário