Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Ju Isen e Jessica Lopes sobre confusão em manifestação: 'Não fomos presas'

As duas foram levadas ao 78ºDP após ficarem com seios à mostra em ato pelo impeachment; elas garantem que vão continuar a se manifestar assim.

Bárbara VieiraDo EGO, em São Paulo
 Jessica Lopes e Ju Isen  (Foto: Iwi Onodera)Jessica Lopes e Ju Isen: duas horas na delegacia e muita tensão (Foto: Iwi Onodera)
Ju Isen e Jessica Lopes (Foto: Iwi Onodera)Ju Isen e Jessica: abaladas (Foto: Iwi Onodera)

  • Eram quase 17h deste domingo, 13, e acontecia uma manifestação a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Avenida Paulista, em São Paulo, quando
     Ju Isen e Jessica Lopes, que participavam do protesto, resolveram tirar a camisa. Segundo elas, o gesto gerou revolta em um grupo de manifestantes, que exigiu de policiais presentes uma atitude. No calor da confusão, de acordo com as duas, outro grupo começou a apoiá-las e defendê-las. "Eu me manifesto desde sempre. Como a Jessica estava hospedada aqui em casa, resolveu ir comigo", conta Ju, que é conhecida como musa das manifestações desde julho deste ano, quando participou do primeiro protesto.






 As duas estavam com os seios à mostra perto do Museu de Arte de São Paulo (Masp), quando um grupo de pessoas se incomodou. "Uns aplaudiam, outros criticavam. Nos chamavam de vagabunda para baixo. Tinha crianças por perto, então nos vestimos e continuamos o protesto", contou Jessica ao EGO nesta segunda-feira,14. Jessica diz ainda que precisou tomar calmantes para conseguir dormir.
"Estávamos próximas a um grupo de policiais o tempo todo, inclusive sem camisa, e eles não nos abordaram. Mas as pessoas que se incomodaram começaram a cobrar uma atitude deles", conta Ju. "Eles ficaram botando pressão: 'Vocês não vão fazer nada?', perguntavam. Aí eu já estava de blusa quando um policial me abordou, mas ele me disse que era inclusive era para garantir a minha segurança", relembra Jessica.
"Não fomos presas"
Ju explica que ela e Jessica foram "convidadas a prestar esclarecimentos" e liberadas em duas horas. "Não fomos presas, fomos convidadas a prestar esclarecimentos. E fomos muito bem tratadas o tempo todo, desde o momento em que entramos na viatura até a hora de sair da delegacia", explicou Ju. "Perguntaram o que estávamos fazendo. Ninguém questionou o fato de estarmos de peito de fora" completa.
Juliana Isen  (Foto: Iwi Onodera/Arte)Juliana Isen (Montagem sobre foto de Iwi Onodera)
"A parte mais constrangedora é entrar em uma viatura, isso nunca tinha acontecido na minha vida. Fiquei apavorada. Perguntei se seria fichada e algemada", conta Jessica.
"Eu nunca tinha participado de um processo. Achei que seria legal, perguntei se era tranquilo, se tinha tumulto e pancadaria. Chegamos lá e a Ju tirou a blusa. Na empolgação algumas pessoas começaram a pedir para eu tirar também, foi só isso. Eu achei que tinha de me manifestar de forma mais agressiva porque estava pedindo por impeachment", diz Jessica.
Jessica Lopes (Foto: Iwi Onodera/Arte)Jessica Lopes (Foto: Iwi Onodera/Arte)

"Vou continuar me manifestando com  o peito de fora"
Ju garante que não criou a situação para aparecer. "Nem o topless foi combinado com a Jessica. Eu sempre faço, já virou uma marca minha. Lá fora é tão normal... Eu apenas me manifestei da minha maneira. E vou continuar me manifestando assim", diz Ju.
Jessica criticou as pessoas que causaram o tumulto. "São pessoas má intencionadas, daquele tipo que quebra bancos. Perderam o real motivo da manifestação. Tiraram policiais do trabalho para nos levar para a delegacia", opinou Jessica. "Eu acho que são vândalos", completa Ju.
Ju Isen e Jéssica Lopes (Foto: Eduardo Martins / Studio Brammer)Ju Isen e Jéssica Lopes no protesto que acabou em prisão (Foto: Eduardo Martins / Studio Brammer)
Jéssica Lopes (Foto: Eduardo Martins / Studio Brammer)Jéssica Lopes dentro do carro da Polícia Militar (Foto: Eduardo Martins / Studio Brammer)

Ju Isen e Jessica Lopes (Foto: Iwi Onodera)Nesta segunda, Ju Isen e Jessica Lopes dizem que foram bem tratadas na delegacia (Foto: Iwi Onodera)
Ju Isen e Jessica Lopes (Foto: Iwi Onodera)Ju Isen e Jessica Lopes  pretendem continuar se manifestando (Foto: Iwi Onodera)
Ju Isen e Jessica Lopes (Foto: Iwi Onodera)Ju e Jessica Lopes ficaram chateadas e constrangidas por ter entrado no carro da PM (Foto: Iwi Onodera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário