Web Radio Cultura Crato

sábado, 30 de janeiro de 2016

Chikungunya ocasiona nova doença no Brasil


A índia xucuru Daniele Marques de Santana, de 17 anos, que morreu no Hospital da Restauração (HR) no dia 7 de janeiro de causas na época desconhecidas após apresentar déficit motor e sintomas de arbovirose, teve o resultado de seus exames divulgado em coletiva realizada nesta sexta-feira (29/1). Os testes concluíram que Daniele teve um quadro de chikungunya e, em seguida, miosite. O resultado surpreende: este é o primeiro caso conhecido na literatura médica brasileira de miosite causada por chikungunya. Em seus estudos, a doutora Lúcia Brito, chefe do setor de neurologia do Hospital da Restauração (HR) e representante no Nordeste da Academia Brasileira de Neurologia, encontrou apenas quatro casos anteriores da mesma ocorrência em todo o mundo. Foi no período de 2013 e 2014, na Índia, durante uma epidemia de arboviroses. A miosite é uma doença naturalmente rara, que causa inflamação dos músculos e pode levar à insuficiência respiratória. Quando aguda, como no caso de Daniele, é grave e precisa ser tratada com celeridade. Inicialmente, corria o rumor de que a jovem havia morrido em decorrência de Guillain-Barré, doença neurológica que tem surgido em pacientes que apresentam um quadro anterior de zika vírus. “Guillain-Barré e miosite dão paralisia flácida, podem acometer o músculo da respiração. Mas Guillain-Barré acomete os nervos e miosite os músculos”, diferencia Brito. Dos 150 casos de complicações neurológicas registrados pelo Hospital da Restauração (HR) em 2015, 99 foram revistos, 55 deram positivo para Guillain-Barré. Pernambuco registra dez mortes dentro do grupo de 150, nove por GB e a décima, agora, por miosite. No segundo semestre de 2015, o número de casos de GB diminuíram. Parece ser uma boa notícia, mas não é bem assim. Segundo a doutora Lúcia Brito, apareceram mais casos de mielite. “Mielite é uma situação mais grave. Quando ela aparece, o individuo tem déficit motor, praticamente não move as pernas e pode acometer os braços e como é o tecido medular, não é nervo, a recuperação é mais difícil”, explica. Pernambuco já contabiliza cerca de 30 casos de mielite. Durante a coletiva, a doutora aproveitou para reforçar que as pessoas procurem um médico caso sintam os sintomas. “Se após uma virose a pessoa apresentar paralisia na face, nos membros, sensação de dormência nos membros, déficit motor, sinais de agressividade ou estarem desconexas, falando coisas sem sentido, devem procurar cuidado porque esses são sinais de alerta”, afirma.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

ADOLESCENTE É ESTUPRADA E MORTA APÓS ENCONTRO PELO WHAT UP

Um celular nas mãos, um aplicativo de rede social, um desconhecido atraente, uma boa conversa e pronto! Uma vida pode ser ceifada.

Lamentavelmente acontece esses encontros repentinos e arriscados todos os dias, as redes sociais tem seus atrativos mas carregam seus riscos mortais.

Uma carga de maldade, monstruosidade e desgraça para muita gente.

Segundo os estarrecidos moradores de Parauapebas mais uma onda de tristeza aterrissou na cidade mais rica do Estado.
Neste final de semana, homens das policias Civil e Militar foram informados de que um corpo teria sido encontrado nas proximidades de torres de emissoras de rádios e TVs, localizadas nas redondezas da Praça da Bíblia, no Morro dos Ventos. 
Demorou pouco para os policiais identificarem o corpo, trata-se de Bárbara Lira Pereira que tinha apenas 13 anos de idade. 
A garota foi estuprada e morta com uma facada no peito esquerdo e uma grande perfuração do lado esquerdo do pescoço.


Exames foram solicitados pelas autoridades policiais para que o crime bárbaro seja esclarecido. 
De acordo com informações do Delegado Marcelo Delgado.

O corpo de Bárbara Lira Pereira foi sepultado durante a manhã desta segunda-feira (24) no cemitério que fica localizado na Rodovia Municipal Faruk Salmen.
Segundo a Polícia Civil as pistas deixadas são poucas e sem consistência , mas exames no corpo da garota foram realizados bem como coletado material das unhas para posterior comparação com material orgânico de suspeitos./////freelance24horas.

Mãe descobre câncer raro em bebê após fotografá-lo com um celular


O bebê Ryder está fazendo quimioterapia
O bebê Ryder está fazendo quimioterapia Foto: Reprodução do Facebook
extra
Uma mãe do Arizona, nos Estados Unidos, descobriu um câncer raro em seu bebê ao fotografá-lo. Andrea Temarantz notou um brilho estranho no olho esquerdo do pequeno Ryder, de 3 meses. A fotografia ajudou a salvar o menino, que está passando por quimioterapia.
“Comecei a ver um brilho no olho esquerdo de Ryder ao fotografá-lo com a câmera do celular. Eu nunca saberia que tinha algo errado”, afirmou a mãe para o jornal “Ny Daily News”. O menino iniciou um tratamento para cuidar de um retinoblastoma neste mês de janeiro num hospital de Nova York.


Segundo os médicos, o menino, que tem síndrome de Down, tinha duas opções de tratamento. Os médicos poderiam remover o olho dele ou ele poderia passar por um processo de quimioterapia intravenosa. Este último tratamento poderia expor o menino a um risco maior de que o câncer se espalhasse, mas os pais conseguiram um outro tratamento.
Ryder está sendo tratado com quimioterapia intra-venosa
Ryder está sendo tratado com quimioterapia intra-venosa Foto: Reprodução do Facebook
Os médicos do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center decidiram pela quimioterapia intra-arterial. Segundo o doutor David Abramson, os médicos administraram “menos de uma colher de chá de quimioterapia”, através do tratamento que ele ajudou a desenvolver há 10 anos. Um cateter tão fino quanto um macarrão cabelo de anjo entrou pela virilha do bebê e foi até seu olho para levar o medicamento. Segundo o médico, o processo curou 99% dos 1.600 pacientes que já foram submetidos a ele. Ryder deve receber a segunda dose da quimioterapia em fevereiro.
A mãe descobriu o tumor ao fotografar o bebê
A mãe descobriu o tumor ao fotografar o bebê Foto: Reprodução do Facebook


Fonte :extra

O Ministro das Comunicações visitou o Crato e anuncia canal de tv para o Crato


Agenda conta com inauguração de Cidade Digital e visita a agências dos Correios
O ministro das Comunicações, André Figueiredo, participa entre quinta-feira (28) e domingo (31) de uma série de eventos em nove cidades do Ceará. Entre as ações programadas estão a inauguração da rede do Cidades Digitais em Brejo Santo, assinaturas de ordens de serviço de projetos executivos das Cidades Digitais em Caririaçu, Missão Velha e Jardim, além de visitas a agências dos Correios e empresas da região.

A visita à agência Correios em Caririaçu acontece nesta quinta-feira, às 14h40, onde o ministro estará acompanhado do presidente dos Correios, Giovanni Queiroz. Na ocasião, será assinada ordem de serviço 01/2016 para elaboração de projeto executivo da Cidade Digital em Caririaçu (CE). No mesmo dia, haverá visita à agência de Barbalha,e, no dia 29, na de Juazeiro do Norte. Na sexta-feira, o ministro estará na Universidade Regional do Cariri (URCA), em Crato. Ele também assina ordem de serviço 04/2016 para elaboração de projetos executivos da Cidade Digital em Missão Velha e Jardim (CE) e inaugura Cidade Digital em Brejo Santo. André Figueiredo encerra sua agenda no dia 30, em Nova Olinda, com a visita ao conjunto habitacional do Minha Casa Minha Vida Rural, de Nova Olinda (CE). No domingo, estará em Pereiro, onde fará visita à sede da empresa Brisanet Telecomunicações.

FONTE: diariodonordeste.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário