Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Governo FHC é citado na Lava Jato por recebimento de propina


O ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, disse à Procuradoria-Geral da República (PGR), antes de fechar o acordo de delação premiada, que a venda da petrolífera Pérez Companc envolveu pagamento de propina no valor de US$ 100 milhões ao governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC).
Ainda de acordo com o depoimento, Cerveró disse que quem repassou essa informação a ele foram os diretores da Pérez Companc e Oscar Vicente, ligado ao ex-presidente argentino Carlos Menem.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso declarou que afirmações vagas, sem especificar pessoas envolvidas, e servem apenas para confundir e não trazem elementos que permitam verificação.


Fonte: G1

Lula tem nome envolvido por delator na Operação Lava Jato

O ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró afirmou, em delação premiada, que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu-lhe um cargo público em 2008 como "reconhecimento da ajuda" prestada para quitar um empréstimo de R$ 12 milhões considerado fraudulento pela Operação Lava Jato.
É a primeira vez que um delator do caso envolve Lula diretamente ao episódio. As afirmações integram acordo de delação premiada do ex-diretor, prestado em 7 de dezembro à PF e à força-tarefa da Lava Jato.
O Instituto Lula informa que não iria se manifestar sobre as declarações do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.


Fonte: Folha de S. Paulo

Candidatos a vereador não terão mais tempo na propaganda eleitoral em rádio e TV

Os candidatos às eleições deste ano terão que se adaptar à novas regras. Isso porque uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu algumas novidades, como a redução no tempo de televisão, punições para gestores que utilizarem a máquina pública para a obtenção de vantagens eleitorais e o fim da programação política, em rádio e televisão, para candidatos a vereador.

O TSE determina, também, que a campanha eleitoral nas ruas, que deveriam começar em 5 de julho, comecem, agora, só a partir do 15 de agosto. Já sobre o limite de gastos, como em Fortaleza houve segundo turno nas últimas eleições, o valor limite de gastos para os candidatos à prefeitura da cidade será de 50% do maior valor declarado em 2012. Em Maracanaú e Caucaia o limite é de 70% do maior valor declarado em 2012, pois não houve segundo turno.

Para Emanuel Girão, o principal desafio dos órgãos de fiscalização é verificar o cumprimento da lei.

A procuradoria regional eleitoral informou, por meio de nota, que atuará com sete servidores em Fortaleza, além de 123 promotores eleitorais no interior, e que poderá propor, até a data da diplomação dos candidatos eleitos, ações com pedido de cassação de registros, caso haja irregularidades comprovadas.

Fonte: Tribuna do Ceará 

Abertas as inscrições para o Colégio Militar de Juazeiro do Norte


Estão abertas as inscrições para os alunos do segundo Colégio Militar do Ceará, em Juazeiro do Norte. O colégio funcionará no então Centro Educacional de Referência Almirante Ernani Vitorino Aboim Silva, mais conhecido por Cirão. Neste primeiro momento, estão sendo disponibilizadas 270 vagas para aluno do 8º do fundamental ao 1º ano do ensino Médio. Entre os dias 11 e 12 de janeiro a inscrições serão para dependentes de militares, bem como também para dependentes de policiais civis, policiais militares bombeiros militares, peritos. Já para dependentes de civis e remanescentes da escola as inscrições serão realizadas nos dias 18 e 19 de janeiro. A equipe da TV Miséria entrevistou a diretora da instituição, a Tenente Coronel Albanita, que traz mais detalhes sobre o processo de inscrição e como vai funcionar o Colégio Militar de Juazeiro do Norte. Assista ao vídeo: Fonte Site Miséria 

Balanço parcial aponta 46 mortes violentas no Ceará durante o fim de semana


Segunda 11.1.2016 028
No calçadão da Vila do Mar, na Barra do Ceará, um tiroteio deixou um homem morto e outro ferido
Pelo menos, 46 pessoas tiveram morte violenta no segundo fim de semana de 2016 em todo o estado do Ceará. Entre  sexta-feira (8) e o começo da madrugada desta segunda (11), foram registrados 39 homicídios e mais sete mortes em acidentes de trânsito. Entre as vítimas da violência, um policial militar que havia sido ferido em um confronto com assaltantes.
Em Fortaleza, foram registrados 19 casos de assassinatos nos seguintes bairros: Barroso, Siqueira, Álvaro Weyne, Itaoca, Barra do Ceará (dois casos), Messejana (dois casos), Autran Nunes, Jangurussu, Vila Peri (um duplo homicídio),  Carlito Pamplona, Praia de Iracema, Quintino Cunha, Passaré e Conjunto  Palmeiras, além do falecimento no IJF-Centro do PM Hudson Danilo de Oliveira, que havia sido baleado no Município de Jaguaretama (241Km da Capital) na última quinta-feira (7).
Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), houve o registro de, pelo menos, quatro assassinatos nos Municípios de  Guiaúba, Caucaia, Horizonte e Aquiraz.
No Interior, a Polícia contabilizou 16 assassinatos nos seguintes Municípios: Redenção triplo assassinato), Cariré (duplo), Morada Nova (dois casos), Brejo Santo, Milhã, Caririaçu, Assaré, Missão Velha (dois casos), Sobral, São João do Jaguaribe e Icó. 
Acidentes
Sete pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito durante o fim de semana. Quatro casos aconteceram no Interior (nos Municípios de Boa Viagem, Aracati, Coreaú e Icó), dois na Região Metropolitana de Fortaleza (em Horizonte e Caucaia), e um na Capital (avenida César Cals, no bairro Serviluz).
O balanço ainda é parcial e o número de vítimas da violência pode ainda aumentar até o fechamento das estatísticas do período compreendido entre zero hora de sexta-feira (8) e o início da manhã desta segunda (11). 
.blogdofernandoribeiro.com.br/

Em apenas 10 dias de 2016, Ceará já registrou mais de 100 assassinatos, entre eles, sete casos de cidadãos mortos em assaltos

sábado 9.1.2016 019segunda-feira 4.1.2016 037
Manoel Nilton,  morto em Morada Nova                 Clairton Araújo, morto em Paraipaba
Terça 5.1.2016 007sexta-feira 8.1.2016 019
Jubiabá Lavor, morto em Fortaleza                    Hudson Danilo, baleado em Jaguaretama
Em apenas 10 dias de 2016, nada menos que 126 pessoas foram assassinadas no Ceará, numa média de 12 assassinatos por dia ou um à cada duas horas no estado. Em meio aos registros da violência que atinge a Capital, sua zona metropolitana e o Interior, ocorreram sete casos de latrocínios (roubo seguido de morte).
O primeiro latrocínio de 2016 no Ceará  aconteceu logo nos festejos da virada do Ano-Novo, na Praia da Lagoinha, em Paraipaba (a 115Km de Fortaleza), quando o estudante Claírton Siqueira de Araújo, de apenas 20 anos, foi atacado por bandidos que teriam exigido seu  celular.  Naquele momento ele se divertia com familiares e amigos e se afastado um pouco do grupo. Ao reagir contra os assaltantes, foi baleado e morto.
Na manhã do primeiro dia último do ano, segunda-feira (4), por volta de 6h30, o servidor público municipal Jubiabá Lavor do Nascimento, 40, lotado no Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura Municipal de Fortaleza, foi assaltado e morto, a tiros, na porta de casa, no bairro Jardim América, quando se preparava para seguir para o local de trabalho.  Três adolescentes foram apreendidos como responsáveis pelo crime.
Também no dia 4, o vereador e comerciante  José Marcondes Rodrigues, 41 anos, foi assassinado ao reagir a um ataque de assaltantes em uma barraca na Praia de Almofala, no Município de Itarema (210Km de Fortaleza). Ele recebeu um tiro no peito e teve morte instantânea. Dois suspeitos do crime (irmãos) foram capturados pela Polícia dias depois.
Outra vítima de latrocínio foi o comerciante aposentado José Lopes da Silva, 74 anos. Na noite do último dia 6, ele foi morto por ladrões em sua vacaria, localizada no bairro Parque Tijuca, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Meses antes, ele já havia sofrido um ataque de bandidos no mesmo local, ocasião em que levou um tiro no rosto.
Também no dia 6, um assalto a uma fazenda, no Município de Jaguaretama (241Km de Fortaleza), resultou em um tiroteio entre bandidos e policiais militares. O soldado PM Hudson Danilo de Oliveira acabou sendo baleado por um dos assaltantes e morreu dois dias depois no IJF-Centro, em Fortaleza.
Na noite da última sexta-feira (8), foi a vez do comerciante Manoel Nilton Cavalcante, 51 anos, dono de uma lanchonete no Centro da cidade de Morada Nova (a 163Km de Fortaleza), ser assaltado e morto por bandidos.  Ao ser abordado por dois ladrões numa moto, ele tentou fugir e recebeu um tiro nas costas, morrendo no hospital daquela cidade.
Já na noite do último domingo (10), o vendedor de churrascos, Nathan Furtado Ponte, 41 anos, ser assaltado e baleado por ladrões. O crime ocorreu na Rua Cantareira, no bairro Conjunto Palmeiras, em Fortaleza. Ele acabou sendo morto pelos assaltantes na presença do filho. 
Fonte:..blogdofernandoribeiro.com.br/

Após um ano com mais de 4 mil assassinatos no Ceará, governador Camilo Santana diz que, "não é para lamentar"

mala morto
A matança de jovens e adolescentes no Ceará não tem trégua
“Não é pra comemorar, nem pra lamentar”. As palavras são do governador do estado, Camilo Santana (PT), se referindo às taxas de assassinatos no Ceará em 2015. Segundo ele e seus auxiliares da pasta da Segurança Pública, o Ceará teve no ano passado uma queda de 9,5 por cento de redução no número de assassinatos em comparação a 2014. Ainda assim, mais de 4 mil pessoas foram mortas no estado.
Ainda de acordo com os dados oficiais apresentados à Imprensa na manhã de ontem,  a Capital cearense apresentou em 2015 uma queda 17,1 por cento em relação a 2014 nos Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs).  Foram 1.989 em 2014 e 1.651 em 2015.
Já o Interior Sul apresentou uma elevação de 24 por cento nos assassinatos, passando de 909 em 2014 para 931 em 2015. As regiões do Cariri e do vale do Jaguaribe (que fazem parte da área coberta pelo Comando do Policiamento do Interior Sul/CPI-Sul), representaram  os setores com evolução nas taxas de assassinatos.
Cidades como Juazeiro do Norte, Crato, Russas, Morada Nova, Tabuleiro do Norte e Nova Jaguaribara estão sofrendo uma turbulência na  área da Segurança Pública, com diversos casos de chacinas, triplos e duplos assassinatos.
Ainda de acordo com a SSPDS, o Interior Norte teve redução de assassinatos em torno de 12,3 por cento, caindo de 681 homicídios em 2014 parta 666 em 2015.
Somente Fortaleza e sua Região Metropolitana responderam, em 2015, por cerca de 60 por cento do total de 4.019 homicídios, conforme as estatísticas oficiais apresentadas por Camilo Santana, muito embora sejam números questionáveis.
Fonte:.blogdofernandoribeiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário