Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Coronel Gondim: PM virou partido político. Bandidagem perdeu o medo e respeito pela Polícia

Coronel Gondim
Em entrevista  ao programa “Barra Pesada”, exibido nesta quinta-feira (18), pela TV Jangadeiro, em entrevista concedida ao repórter Nilson Fagata, o coronel da Polícia Militar e ex-chefe do grupo de elite Comando de Operações Especiais (COE), Francisco Horácio Marques Gondim, deu um depoimento contundente sobre o atual quadro de falência da Segurança Pública no Ceará.
Veja a entrevista:
Repórter - O  senhor, como cidadão, está com medo da violência no Ceará, com tantas mortes?
Gondim  - Minha visão é diferente do cidadão comum. Fui um cidadão que passei  40 anos na Polícia Militar, um cidadão adestrado para atirar e condicionado psicologicamente a reagir em determinadas situações. Vejo  o seguinte; com o desarmamento do cidadão comum a criminalidade aumentou.  Há uma diferença entre o cidadão Gondim e o cidadão comum que não tem direito a andar armado.
Repórter – Há algum tempo eu estive aqui e ao lhe entrevistar o senhor disse: “olhe lá, não se assuste se daqui a quatro anos, não estiverem matando dez por dia”. Como o Senhor fez uma previsão tão em cima?
Gondim – Naquela época, eu já falava sobre a falência do Estado de Direito, o descaso das autoridades, a falência do Judiciário, a falência do Legislativo e a falência do Executivo. Está tudo falido. Para reconstruir o Estado de Direito, teremos que pegar pesado, porque senão a bandidagem vai  tomar de conta da sociedade.
Repórter – O senhor acredita que hoje a Polícia Militar virou partido político?
Gondim – Perfeitamente. Não se conversa polícia, se conversa política. Acabou-se aquela vontade de se fazer polícia. Simplesmente nós temos uma plêiade de funcionários públicos.
Repórter -  O senhor esteve à frente do COE (Comando de Operações Especiais) durante quatro anos. Quantos policiais foram mortos nesta época?
Gondim – Somente dois.
Repórter – Hoje, nós já temos quatro policiais mortos apenas  desde o começo do ano.  Para o senhor, assistindo a tudo isso, dói no seu coração ver tantos colegas sendo assassinados?
Gondim – Vejo com muita tristeza. Quando o corneteiro toca o silêncio (homenagem na hora do sepultamento)  fico de cortar o coração.
Repórter – O que o Senhor pensa de tudo isso?
Gondim – Você só vê o Legislativo legislar para o vagabundo. Você só vê fazerem  lei para abrandar pena. Você só vê lei para proibir o pai de educar o filho, é a Lei da Palmada.  São coisas que nós “avançamos” tanto, e terminou a sociedade perdendo.
Repórter – Nunca a Polícia foi tão respeitada no Ceará como o COE.  Hoje, quando a Polícia chega, o bandido vai pra cima. Ele perdeu o medo da Polícia?
Gondim – Perdeu o respeito e perdeu o medo, por culpa da própria sociedade, por culpa dos Direitos Humanos, por culpa daqueles legisladores que trabalham só para um grupelho de pessoas.
Repórter – Eestamos perdendo a guerra para o tráfico?
Gondim – Ainda não.  Agora, urgentemente, temos que cuidar disso com mão-de-ferro. Não só na macrocriminalidade, mas também na microcriminalidade, pois quem está matando é o vagabundo pé-de-chinelo.
Repórter – Existe uma distância entre a Polícia Civil e a Polícia Militar?
Gondim – Não. Vivi dentro da Secretaria da Segurança Pública. Sou um apaixonado pela Polícia Civil.  Fico constrangido  ao ver que a Polícia Civil hoje está sucateada. O general Assis Bezerra (ex-secretário da Segurança Pública do Ceará na época do COE, nos anos 90), deixou a Polícia Civil com 3.500 homens.  Hoje, talvez,  não chegue a dois mil.
Repórter – E o que fazer?
Gondim – Eu diria, uma tolerância zero para a bandidagem pesada.
Repórter – E o que fazer daqui pra frente?  O cidadão vai continuar acuado?
Gondim – Eu acho que já estamos quase no limite. As autoridades vão ter que dar a resposta. O  jogo vai ter que virar urgentemente. Não podemos viver à mercê do Estado criminoso.
.blogdofernandoribeiro.com.br

CEARÁ PACÍFICO???? Bandidos matam subtenente da PM em Jaguaretama. Foi o quinto policial assassinado em dois meses no Ceará

sexta 19.2.2016 029
O policial fazia sua caminhada matinal, quando foi emboscado pelos bandidos e morto covardemente com vários tiros à queima-roupa
hoje erbênio 027
Subtenente Herbênio Rodrigues, policial militar exemplar, destemido. Comandava o Destacamento de Jaguaretama. Era casado com uma delegada da Polícia Civil e tinha filhos do primeiro casamento. Desarticulou várias quadrilhas no Vale do Jaguaribe
Pistoleiros mataram, a tiros, na manhã desta sexta-feira (19),  mais um policial militar no Ceará. Desta vez, o crime ocorreu no Interior. Foi na cidade de Jaguaretama (a 241Km de Fortaleza), onde o subtenente PM Herbênio Rodrigues, comandante do Destacamento Militar, sofreu uma emboscada quando fazia sua caminhada matinal.
O caso ocorreu por volta de 6h15, quando dois homens que ocupavam uma moto modelo Bros, de cor preta, se aproximaram do militar e o garupeiro sacou uma pistola, disparando contra o subtenente. O militar foi atingido por, pelo menos, quatro tiros no rosto, tendo morte instantânea.
A informação sobre o assassinato do militar foi confirmada pelo porta-voz do Comando-Geral da PM em Fortaleza, tenente-coronel PM Andrade Mendonça. Segundo ele, neste momento, um cerco policial está sendo realizado em Jaguaretama e Municípios vizinhos, como Solonópole, Morada Nova e Jaguaribara, na tentativa de localizar os assassinos.
O quinto
O subtenente Herbênio é o segundo policial militar assassinado em Jaguaretama em menos de dois meses. No último dia 7 de janeiro, o soldado PM Hudson  Danilo de Oliveira, que também pertencia ao destacamento daquela cidade, foi baleado durante um assalto em uma fazenda. Ele recebeu um tiro de fuzil na cabeça e morreu dois dias depois, em Fortaleza.
Este foi o quinto policial militar assassinado, neste ano, no Ceará. Em 2015 foram 15, sendo cinco policiais civis e 10 PMs.  Há uma semana, o soldado PM Augusto Herbert Félix, do Batalhão Raio (Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas), morreu numa tentativa de assalto no bairro Pici, em Fortaleza. .blogdofernandoribeiro.com.br

Ceará registra 24 casos confirmados de Microcefalia


De acordo com um boletim divulgado nesta quarta-feira (17) pelo Ministério da Saúde, subiu para 24 o número de casos de Microcefalia e/ou malformações, sugestivos de infecção congênita, no Ceará. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). No último boletim, haviam sido confirmados 11 casos.
243 casos seguem em investigação. Ao todo, foram notificados 287 casos em todo o Estado. 20 foram descartados e 12 se tornaram óbito. Destes, somente um caso teve identificação com o Zika Vírus. De acordo com o boletim, os casos foram registrados em 14 municípios cearenses. 
Nacionalmente, foram confirmados 508 casos em 2013 municípios. Considerando a Região Nordeste, Pernambuco foi o Estado com o maior número de confirmações: 182. 
No total, foram notificados 108 óbitos por microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto (natimorto) ou durante a gestação (abortamento ou natimorto). Destes, 27 foram investigados e confirmados para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 70 continuam em investigação e 11 já foram descartados.
Fonte: C News

Nenhum comentário:

Postar um comentário