Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 29 de março de 2016

Se PMDB romper com Dilma, BNB sai das mãos de Eunício


BNBA oficialização da saída do PMDB da base de apoio ao Governo Dilma no Congresso Nacional provocará mudanças na ocupação de cargos da administração federal no Ceará. A decisão sobre o rompimento dos peemedebistas será tomada nesta terça-feira, em Brasília, e a tendência, entre os dirigentes nacionais e regionais, é o fim da aliança do partido com o PT.
Com o fim do casamento entre PMDB e PT, que dura 14 anos, a presidente Dilma Rousseff reconstruirá a base de apoio parlamentar e, nos estados, trocará dirigentes de cargos importantes da União. Um dos cargos dessa lista é o de presidente do BNB, hoje ocupado pelo economista Nilson Holanda – afilhado político do líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira.
A indicação de Holanda significou uma vitória de Eunício na queda de braço com os irmãos Cid e Ciro Gomes e o Governador Camilo Santana (PT). Eunício perdeu a eleição ao Governo do Estado em 2014 para Camilo, mas, no ano passado, levou um dos cargos mais cobiçados do Governo Federal no Nordeste. O BNB, assim como a Companhia Docas do Ceará, ficou sob o comando do líder do PMDB no Senado.
Se os dirigentes nacionais do PMDB confirmarem nesta terça-feira o rompimento com o PT e o Governo Federal, a troca de comando no BNB será inevitável. Aliados de Eunício consideram, porém, que essa mudança poderá representar um curto intervalo de tempo uma vez que, na visão dos peemedebistas, Eunício terá ainda mais poder com a possível ascensão de Michel Temer à Presidência da República.
A extinção da aliança com o Governo Federal fará o PMDB se integrará às ações para cassar o mandato da presidente Dilma Rousseff. O BNB voltará a ser troféu bem disputado entre os aliados do Governo Federal na Região Nordeste. Nos dois primeiros mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e no primeiro mandato da presidente Dilma, o comando do BNB ficou com nomes indicados pelo PT e pelos irmãos Cid e Ciro Gomes. O rearranjo de forças políticas aliadas ao Governo Federal abrirá caminhos para mudanças na direção do Banco do Nordeste.
Ceará Agora

Procurador-geral da República enviou ao STF parecer favorável à nomeação de Lula


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou nesta segunda-feira, (28/03), ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer favorável à nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula Silva no cargo de ministro da Casa Civil. Apesar de entender que a nomeação deve ser validada para evitar danos à governabilidade diante da crise política, Janot sustentou que a nomeação teve por objetivo tirar a competência do juiz federal Sérgio Moro para presidir as investigações contra o ex-presidente Lula. "Considerando a competência constitucional da presidenta da República para nomear ministros de Estado e a crise política instaurada no país, a suspensão do ato político-administrativo poderá causar graves danos à ordem institucional", argumentou Janot.

Temer e Renan fecharam acordo para que ministros entreguem cargos, diz Eunício


pmdbsO líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), afirmou nesta segunda, 28, ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, que foi fechado um acordo entre o presidente do partido Michel Temer, vice-presidente da República, e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para que os ministros do partido entreguem os cargos na convenção marcada para a tarde desta terça-feira (29).
Eunício, que também é tesoureiro da legenda, participou do encontro dos dois realizado nesta segunda-feira na residência oficial do presidente do Senado. O líder peemedebista ressaltou que, com a decisão, os cargos ficarão à disposição da presidente Dilma Rousseff e não poderão ser mais considerados cota do partido no governo.
Atualmente, o PMDB ocupa sete pastas na Esplanada dos Ministérios. Segundo ele, a tendência é que não haja qualquer prazo extra para os ministros devolverem os postos. “Se ficar (no cargo), estará na cota pessoal da presidente”, explicou Eunício.
A tendência é que a decisão de desembarque do governo deverá ocorrer por aclamação. Logo depois do encontro entre Renan, Temer e Eunício, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, referendou a primeira baixa do partido ao pedir exoneração do cargo. Segundo informações de bastidores, os ministros de Minas e Energia, Eduardo Braga, e da Saúde, Marcelo Castro, são os dois que mais resistem a devolver os cargos.
estadao-conteudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário