Web Radio Cultura Crato

domingo, 24 de abril de 2016

Intimidação. Camilo Santana afirma ter recebido ameaças anônimas


Intimidação. Camilo Santana afirma ter recebido ameaças anônimas
Para Camilo, intimidações são reação a medidas do Estado como a aprovação da lei que bloqueia o sinal de celulares nos presídios e a transferência de presos
O governador Camilo Santana (PT) afirmou ontem que nos últimos meses sofreu ameaças de morte anônimas, que teriam partido de membros de facções criminosas que atuam no Ceará. Tentativas de intimidação materializadas através de mensagens para os perfis pessoais do chefe do Executivo Estadual nas redes sociais e telefonemas. Segundo ele, as ações seriam uma retaliação à postura do Estado em combater a criminalidade e fariam parte da série de atentados registrados no Estado desde o início do ano.
“Já recebi ameaças por Facebook e ameaças anônimas. E se isso é uma tentativa de intimidar o governador, nós não vamos nos intimidar. Vamos continuar trabalhando firme e forte”, assegurou, sem dar detalhes. As declarações foram feitas durante o lançamento do Bilhete Único Intermunicipal, realizado pela manhã, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Para Camilo, o motivo das ameaças está relacionado às ferramentas utilizadas pelo Governo no combate à criminalidade, como a aprovação da lei que objetiva o bloqueio do sinal de celulares nos presídios estaduais — que ainda não foi regulamentada — e as transferências de detentos considerados de alta periculosidade para presídios federais.
“Já transferimos 13 grandes criminosos do Ceará para o Mato Grosso, para Rondônia, presídios federais que têm um controle muito mais rigoroso que os presídios estaduais, inclusive com bloqueio de celular. E tudo o que eles não querem é ir pra presídio federal. Nós já transferimos 13 e vamos continuar transferindo”, reagiu.
Desde janeiro, 28 atentados ou ameaças foram registrados no Ceará. Destes, 13 ocorreram entre os dias 2 e 6 de março, na Grande Fortaleza. Outras 15 ações criminosas se deram entre os dias 5 e 21 abril, em vários municípios. Prédios e veículos, públicos e privados, foram atacados.
Na ocasião, O POVO divulgou que a maioria dos ataques teria sido ordenada de dentro dos presídios do Estado, como a ameaça com carro-bomba deixado próximo à Assembleia Legislativa, cuja ordem partiu de dentro da penitenciária de Pacatuba.
Facções
De início, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) negou a versão. Porém, com o avanço das investigações, através de entrevistas concedidas por delegados de Polícia Civil, a pasta admitiu que parte dos atos foram ordenados por membros de facções criminosas, como o Comando Vermelho (CV), que teve um dos membro presos esta semana pelo ataque ao 23º Distrito Policial, no Conjunto Nova Metrópole, em Caucaia.
Já a denúncia anônima alertando para uma ameaça de bomba no prédio do Fórum Clóvis Beviláqua, na última quarta-feira, teria sido feita por um telefonema anônimo que partiu do Estado do Piauí, segundo o governador.
“Está se tentado criar uma desestabilização da Segurança Pública. Precisamos ter muita responsabilidade, mas nós não vamos abrir um milímetro sequer em combater o crime no Estado do Ceará”, completou.
SERVIÇO
Como se cadastrar
É preciso levar original e cópia de CPF, RG e comprovante de endereço com CEP a um dos pontos de cadastramento. O cartão do Bilhete Único Metropolitano é gratuito e a primeira recarga necessária custa R$ 7,20, a ser paga por boleto bancário. O valor poderá ser usado para pagamento de passagens a partir de 1º de junho. Dez dias após o pagamento do boleto, o usuário poderá buscar o cartão do Bilhete Único com seu nome e foto.
Onde de cadastrar
Em Fortaleza: Vapt Vupt do Terminal de Messejana, Terminal do Antônio Bezerra, Terminal da Parangaba, praça José de Alencar, sede do Sindiônibus. Em Caucaia: Praça Fausto Dário Sales.Em Maracanaú: North Shopping Maracanaú
SAIBA MAIS
Segundo o superintendente do Detran-CE, Igor Ponte, a previsão é que o uso do bilhete único seja estendido para os veículo de transporte complementar somente em 2017.
Para fazer a recarga, o usuário poderá inserir o valor que desejar. O procedimento pode ser realizado em um dos pontos de cadastramento, em um estabelecimento comercial credenciado, ou pela internet pelo site www.vtefortaleza.com.br. O valor da passagem varia de acordo com o município.
Foto: arquivo/Agência Caririceara.com
Fonte: O Povo

Investigadores da Lava Jato já têm provas do envolvimento de Lula em crimes


Lula 1
Provas contra o ex-presidente foram colhidas durante buscas da PF no sítio em Atibaia (SP)
Lula deverá ser um dos próximos alvos da Operação Lava Jato. Isso porque os responsáveis pelas investigam admitem já ter elementos de prova para levar o ex-presidente ao indiciamento e, posteriormente, ao julgamento por crimes de envolvimento em organização criminosa e lavagem de dinheiro. O crime se concentra ma compra e reforma do Sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP). Será a primeira acusação formal contra Lula a ser entregue à Justiça.
Ainda assim, O Supremo Tribunal federal ainda deverá julgar nos próximos dias a questão se Lula pose assumir a chefia da Casa Civil da Presidência e, ainda, se ele poderá ser denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR)  considerando o direito ao foro especial por prerrogativa de função, ou se as  acusações poderão ser apresentadas pela própria Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Paraná diretamente ao juiz federal Sérgio Moro, que preside os processos da Lava Kato em Primeiro Grau.
A investigação apontará a família do ex-prefeito de Campinas (SP) e amigo de Lua, Jacó Bittar (PT), como os  “laranjas” na ocultação da propriedade, adquirida em 2010 pelo valor declarado de R$ 1,5 milhão.
Provas colhidas
Farão parte da acusação, entre outras provas materiais dos crime, registros da escritura em nome de donos oficiais, um “contrato de gaveta” em nome do ex-presidente Lula e da mulher dele, Marisa Letícia, encontrado pela Polícia Federal no cumprimento de mandados de busca e apreensão no sítio. 

.blogdofernandoribeiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário