Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Chega ao fim o namoro de Luan Santana e Jade Magalhães

'Terminou o namoro, mas ficaram o carinho, respeito e amizade', disse o cantor.

do EGO em São Paulo
Jade Magalhães e Luan Santana (Foto: Araujo, Caio Duran, Cibele e Eduardo Martins / Azzi Agency)Jade Magalhães e Luan  (Foto:  Azzi Agency)
Luan Santana está solteiro. Chegou ao fim o relacionamento do cantor com a modelo Jade Magalhães. "Terminou o namoro, mas ficaram o carinho, respeito e amizade", disse ele em contato com o EGO. Segundo a assessoria do cantor, o namoro terminou há duas semanas.
Essa não é a primeira vez que os dois terminam. O namoro de Luan e Jade chegou ao fim de março de 2013, após um ano de relacionamento. Na época, o cantor alegou que a distância e a agenda atribulada dele impedia que o romance seguisse em frente.

Solteiro, o jovem foi apontado como affair de várias famosas. A mais recente história dizia que ele estaria com
 Cacau Colucci, que foi vista dentro da van dele após um show em Barretos, em agosto deste ano. “Estou solteiro, sem nenhum affair. A Cacau é só uma amiga e foi só uma carona. Ela foi para Ribeirão Preto e pegou carona comigo”, explicou ele poucos dias depois.Em março do ano passado, boatos davam conta de que os dois tinham voltado, mas ele negou. "Nós somos amigos. Ela morava perto de mim em Maringá e nos encontramos às vezes. Agora que estou morando em São Paulo vai ser mais difícil de isso acontecer. Estou solteiro", falou o cantor na ocasião.
Luan Santana (Foto: Francisco Silva/Agnews)Luan Santana (Foto: Francisco Silva/Agnews)

Festa de Barbalha começa no domingo e se fortalece como Patrimônio da Cultura Brasileira

Festa de Barbalha começa no domingo e se fortalece como Patrimônio da Cultura Brasileira
No sábado, 28/05, solenidade pública anuncia o reconhecimento da festa como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira. Domingo, 29/05, a cidade deve receber mais de 300 mil pessoas
O colorido junino já toma de conta das ruas de Barbalha. A maior festa popular do Nordeste alusiva ao santo casamenteiro, que abre o calendário das comemorações juninas no Ceará, começa oficialmente no próximo domingo, com participação de mais de 300 mil pessoas. A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha inicia com uma solenidade pública para anunciar o seu reconhecimento oficial como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no sábado às 20h30. Também será realizada a cerimônia de criação oficial da Escola de Artes e Saberes Contemporâneos, que irá funcionar no histórico prédio do Palácio 3 de Outubro, num regime de comodato de 10 anos.
A solenidade oficial contará com a presença do Governo do Estado, Camilo Santana, o prefeito da cidade de Barbalha, José Leite, o secretário de Cultura, Antônio de Luna, além da representante da Superintendência do Iphan Estadual, entre outras autoridades. Este ano, pela primeira vez, a cidade vivencia a festa com o reconhecimento de Patrimônio da Cultura Brasileira. São mais de 200 anos de tradição, cultura, fé e devoção do seu povo, levando às ruas centenas de brincantes, com mais de 50 grupos de tradição, além dos parafolclóricos.
O desejo de arrumar um bom partido leva solteiras e solteiros, no dia 28/05, à Noite das Solteironas. Para alguns, o sonho começa sendo realizado, com o primeiro casamento coletivo neste dia, que acontece na matriz de Santo Antônio, às 20h30.  Serão celebrados cinco casamentos.
A moradora Socorro Luna se tornou uma das personagens populares de Barbalha, fortalecendo a crença de que vale a pena ter fé e buscar a sua ‘cara metade’ com as orações e as famosas simpatias direcionadas ao santo. A “solteirona” é uma das figuras de maior participação nos festejos de Santo Antônio. E diz, comprovadamente, que os casamentos para aqueles que apostaram na fé ao santo estão espalhados por todo o Brasil.  Neste período, Socorro se torna requisitada até para as fotos de frente a sua casa, com caracterização especial.
Cortejo do Pau da Bandeira
O cortejo do Pau da Bandeira começa ao meio-dia de domingo, 29/05, saindo do sítio São Joaquim. Este ano, a festa contará com o tronco de uma rama branca, de cerca de 2 toneladas e 25 metros. A segurança durante o percurso do pau da bandeira será reforçada e haverá um cordão de isolamento, onde o público estará mais protegido, além dos próprios carregadores. São mais de 200 deles, comandados pelo capitão do pau, Rildo Teles, que levarão por cerca de 6km o mastro para ser hasteado no final da tarde em frente à matriz de Santo Antônio, marcando a abertura da festa.
Mas, as solteironas que pretendem tirar uma lasca do tronco, podem ficar tranquilas. A cada parada, as pessoas poderão se aproximar para tocar no mastro da bandeira. Ao seguir rumo à praça, novamente deverão manter distanciamento. Essa medida é um dos aspectos relacionados à segurança para este ano. O policiamento estará sendo reforçado com mais de 200 homens da Polícia Militar e contratados, além do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) garantindo a tranquilidade dos festejos.
Decoração e expectativa
As cores juninas dos balões e bandeirinhas invadem às ruas principais do Centro de Barbalha, passando pelo corredor principal do cortejo, saindo à rua da Matriz até a histórica igreja do Rosário. No domingo, mais de 60 grupos de tradição e cerca de 500 brincantes desfilam com os seus grupos de maneiro-pau, incelenças, penitentes, reisados, quadrilhas, grupos de bacamarteiros, entre outros. Este ano, a decoração remete às imagens que estarão contado um pouco da história da festa. Uma homenagem à conquista do título de Patrimônio da Cultura Brasileira.
Economia
Os lojistas de Barbalha comemoram este período, como o de maior movimentação no comércio da cidade. O secretário de Cultura da cidade, Antônio de Luna, afirma que há uma expectativa muito boa pela grande movimentação também nos hotéis e restaurantes. “Sem dúvida, temos o melhor período do ano para a economia local”, diz ele.
Shows no Marco Zero e Largo do Rosário
O dia de abertura das comemorações alusivas a Santo Antônio conta com a maior movimentação na cidade durante a festa. Dois palcos para apresentação de artistas serão montados, um no Marco Zero, e o outro no Largo do Rosário, local de encerramento dos cortejos dos grupos folclóricos e parafolclóricos, com as apresentações e discursos das autoridades.
Shows animarão o dia do carregamento. No Largo do Rosário se apresentam os cantores Ítalo e Renno, Chico Pessoa, Maninho e Banda. No Marco Zero, o cantor Nando Corel, Fábio Carneirinho, Maurício Jorge e Casaca de Couro. A Noite das Solteironas, no Sábado, conta com apresentações dos cantores Leonardo de Luna e Ítalo Queiroz. Dezenas de atrações acontecem no Parque da Cidade até 12 de junho.
A parte religiosa da festa estará mais concentrada no entorno da Matriz de Santo Antônio. Os noitários seguem a partir do dia 30, com visitas da imagem do santo a instituições, residências, entidades, comunidades e escolas. Serão realizados leilões e quermesses. Este ano, o tema dos festejos será ‘Santo Antônio nos conduz à misericórdia do pai”. É a 306ª festa do padroeiro. O pároco Cícero Alencar Ferreira destaca o momento de reflexão e as comemorações e faz um convite à participação da comunidade.
Tradição fortalecida
Um dos focos este ano será o fortalecimento da tradição e o resgate da originalidade. Segundo Luna, a festa começa a partir do momento que os carregadores adentram as matas para a retirada do Pau da Bandeira, um dos grandes símbolos dos festejos, consagrado pelos carregadores e a população ao santo padroeiro da cidade. Isso ocorre cerca de 15 dias antes da abertura oficial.
Ele explica os eventos que acontecem no Parque da Cidade, já que a cidade recebe ao longo da festa visitantes da região, Estado e do Brasil. Mesmo muitas dessas atrações não estando diretamente ligadas à tradição, o secretário diz que a festa se tornou grande e vem atender públicos diferenciados, mas sempre preservando a sua essência. Antônio de Luna lembra que, ao longo de 10 anos, o título de Patrimônio da Cultura Brasileira permanece, passando por avaliação do Iphan. Até lá, a luta será pelo fortalecimento dessa tradição. E este ano, já começa com a grande iniciativa de criação da Escola de Artes e Saberes Contemporâneos de Barbalha.
Os festejos a Santo Antônio de Pádua ocorrem desde o final do século XVIII, quando foi erguida uma capela em devoção ao santo, dando origem ao desenvolvimento da cidade de Barbalha. São quinze dias de festa em homenagem ao padroeiro. A data central é o domingo mais próximo de 31 de maio, dia do Carregamento e Hasteamento do Pau da Bandeira.
É um evento que envolve praticamente todos os segmentos sociais da localidade, demonstrando um protagonismo claro dos carregadores do pau, grupo formado por representantes das classes populares de Barbalha, responsáveis pela escolha e corte do tronco que será transformado no mastro. No dia do carregamento, que acontece desde 1928, eles percorrem os cerca de seis quilômetros que separam o local de preparação do mastro e a Praça da Matriz de Santo Antônio no centro de Barbalha, com o pau da bandeira às costas.
O pároco José Correia de Lima, então vigário de Barbalha, promoveu o cortejo do mastro em cujo topo seria hasteada a bandeira de Santo Antônio. Desde então, o hasteamento da bandeira, em fins de maio e início de junho, marca o início das festividades dedicadas ao santo, que se estendem até o dia 13 de junho, tendo adquirido um caráter cultural que a distingue de outras celebrações similares na região do Cariri cearense.
 O ritual do pau da bandeira de Santo Antônio tornou-se um fenômeno cultural estudado por pesquisadores e intelectuais de várias partes do mundo, por ter se tornado uma “romaria” em que o simbolismo reunido em torno de um objeto de adorno a um santo diminui as fronteiras entre sagrado e profano.
 Grande procissão marca encerramento
Com milhares de pessoas nas ruas de Barbalha, no dia 13, às 16 horas, acontece a procissão de encerramento. Durante o dia serão realizadas celebrações e queima de fogos. No período de festejos haverá leilões, quermesses e apresentações de grupos folclóricos.  Santo Antônio de Pádua abre o ciclo das festas juninas e é bastante venerado no Brasil, conforme o padre Cícero Ferreira. No Brasil, é padroeiro de 478 paróquias e mais de 40 cidades têm o seu nome. A devoção em Barbalha se popularizou bastante.
_______________________
Entrevistas/mais informações:
Antônio de Luna – Secretário de Cultura da Prefeitura de Barbalha – (88) 9729-7885.
Fotos: Elizangela Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário