Web Radio Cultura Crato

domingo, 22 de maio de 2016

Com aumento na conta de luz, cearenses investem em placas de energia solar


O som dos eletrodomésticos da casa da família Bezerra de Menezes, localizada em Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza, está agitado. Há seis meses, eles se tornaram os produtores de boa parte da própria energia consumida. E tudo graças ao sol. Se chover, a produção de energia não é interrompida.
Através de placas fotovoltaicas instaladas no telhado, a energia solar é aproveitada e transformada em energia boa para uso, que não agride o meio ambiente e o melhor, sem o susto de uma conta de luz no final do mês.
Hoje, a família Bezerra ainda paga 30% do que consome, porque a quantidade de placas que eles instalaram corresponde a 70% da energia consumida. Mas de todo modo é um alívio para o bolso, como conta o piloto de avião, Fabiano Menezes.
Vamos a um exemplo prático: para uma família de quatro pessoas, que gasta em média R$ 300 por mês com a conta de luz, o investimento com as placas vai ser em torno de R$ 30 mil. Investimento que, segundo o diretor de uma tradicional empresa de energias renováveis do estado, Bastos Sampaio, vale a pena. Ele afirma que a procura pelo serviço no Ceará aumentou 100% neste ano, em comparação com 2015.
No entanto, para o especialista em energias renováveis da Universidade Federal do Ceará (UFC), Raphael Amaral, o maior desafio ainda é o alto custo da tecnologia. A usina de minigeração do Fabiano, é uma das 63 unidades solares que existem hoje no Ceará, segundo a Secretaria de Infraestrutura do Estado. As centrais estão localizadas nos municípios de Fortaleza, Aracati, Quixeramobim, Trairi, Aquiraz, Caucaia e Eusébio.
E a tendência é que mais cearenses optem pela energia alternativa, principalmente após o aumento de 13,7% na conta de luz este mês de abril. Para ampliar o acesso, a Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou no inicío desse ano uma nova resolução, que criou o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, na qual permite que o cidadão instale pequenos geradores de energia em sua unidade consumidora e troque energia com a distribuidora local. 
Além disso, como forma de incentivo, o Estado prevê a redução do ICMS. Segundo o secretário Adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações da Secretaria de Infraestrutura do Ceará, Renato Rolim, o Governo estuda também implantar até 2018 placas solares em prédios públicos.
O Conselho Estadual do Meio Ambiente aprovou também uma resolução que isenta de licenciamento ambiental no Ceará os sistemas de minigeração de energia solar que forem instalados em telhados ou fachadas e que tenham capacidade para produzir até 2 megawatts de potência, como explica o gestor ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Wilker Sales. A esposa do Fabiano, Érica Menezes, está feliz em usar energia solar na sua casa.

O Ceará ocupa, hoje, a 13ª posição no mercado fotovoltaico de geração distribuída, sendo responsável por 1,99% da potência instalada no país.

Fonte: Tribuna do Ceará

Mensagens revelam fogo dentro de avião da EgyptAir antes de cair

 Imagem divulgada pelas Forças Armadas do Egito mostra destroços de uma cadeira que pertencia ao Airbus A320
Várias mensagens enviadas do avião da EgyptAir que caiu no Mar Mediterrâneo com 66 pessoas a bordo mostram que havia fogo e fumaça dentro da aeronave antes do acidente. A aeronave seguia de Paris, na França, para o Cairo, no Egito.

O sistema de comunicação ACARS, que envia mensagens automáticas ao centro de manutenção e ao fabricante informando sobre o estado do aparelho, "indicava fogo a bordo", revelou o site "The Aviation Herald".

As mensagens mostram que havia "fumaça no banheiro" e também "nos sistemas eletrônicos" do avião antes do acidente da última quinta-feira (19), segundo divulgou o site. Autoridades francesas confirmaram as informações.

O avião da Egyptair caiu no mar efetuando duas voltas bruscas após desaparecer dos radares e perder altitude a uma grande velocidade, sem que até o momento se conheçam as causas da tragédia, por isso não se descarta a possibilidade de um atentado, nem de falha técnica.

O sistema ACARS revelou que às 2h26 locais (21h26 de Brasília da quarta-feira) foi detectada fumaça no banheiro do Airbus A320 e, um minuto depois, o mesmo sistema enviou uma nova mensagem alertando que também havia fumaça proveniente dos sistemas eletrônicos.

A última comunicação enviada do avião foi às 21h29 de Brasília da quarta-feira e o contato foi perdido quatro minutos depois, segundo o "The Aviation Herald".

As Forças Armadas do Egito encontraram ontem algumas peças do avião e restos humanos em uma área no mar situada cerca de 290 quilômetros ao norte da cidade egípcia de Alexandria.

Ceará prorroga até dia 27 campanha de vacinação para grupos prioritários


Meta de campanha de vacinação em MT é imunizar 698 mil pessoas (Foto: Divulgação/SES-MT)O Ceará não conseguiu cumprir a meta de cobertura vacinal da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e, por essa razão a campanha de vacinação vai ser prorrogada no Estado até o dia 27, exclusivamente para os grupos prioritários, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Até esta sexta-feira (20), data do encerramento oficial da campanha, o estado aplicou 1.298.762 doses de vacina, o que representa 73,11% do público-alvo de 1.776.416, segundo o Ministério da Saúde.

Dos 184 municípios do Ceará, 91 cumpriram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de 80% de cobertura vacinal da população-alvo da campanha, formada por 576.022 crianças de 6 meses a 4 anos, 138.800 trabalhadores da saúde, 96.459 gestantes, 15.853 puérperas, 24.555 indígenas, 924.727 idosos acima de 60 anos, além das pessoas com doenças crônicas, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional em todo o Estado.

Este ano, foram confirmados 20 casos de gripe A (H1N1), com oito óbitos, e há outros 20 casos sendo investigados. Das oito mortes confirmadas de gripe A este ano em seis municípios (2 em Caucaia, 2 em Fortaleza, 1 em Juazeiro do Norte, 1 em Sobral, 1 em Jaguaretama e 1 em Pereiro), nenhum havia se vacinado em 2015.

Ou seja, não estavam protegidos contra o vírus. A vacina contra a gripe em 2016 protege contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Na vacinação, o Governo do Estado garante as seringas e as vacinas são repassadas pelo Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário