Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 24 de maio de 2016

Militares que participaram de invasão poderão ser expulsos


Dois soldados da Base Aérea considerados suspeitos de colaborar com a invasão de um grupo criminoso dentro da Base, poderão ser expulsos da corporação, segundo informações do Comando da Aeronáutica. O roubo ocorreu na última sexta-feira (21). Os criminosos fugiram com três fuzis HK-33, uma pistola 9mm e dois carregadores. 
Os militares foram capturados pela Polícia Militar, ainda na noite do crime. Os soldados confessaram participação no crime e encontram-se agora presos na Base Aérea de Fortaleza à disposição da Justiça Militar. 
De acordo com o comandante da 10ª Região Militar de Fortaleza, coronel Azevedo Vieira Filho, seis homens em dois carros renderam os sentinelas e acabaram levando as armas. Ainda de acordo com o comandante, os criminosos estavam armados com revólveres e as armas foram levadas do posto de serviço.
CNews

Carta que seria do Comando Vermelho pede fim de matança em presídios do Ceará


Após um fim de semana turbulento em diversas unidades prisionais do Ceará, supostos integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) enviaram uma carta aos detentos pedindo o fim das rebeliões e mortes dentro dos presídios. De acordo com a carta, a determinação serve para evitar que aconteça no sistema penitenciário do Ceará o que ocorreu na chacina do Carandiru, em São Paulo.
Na carta, propagada por meio do aplicativo de mensagens Whatsapp neste domingo (22), o grupo pede aos “companheiros que fecham com o Comando Vermelho que parem com os homicídios para evitar um derramamento de sangue dentro do presídio”.
“A família CV vem através desse salve pedir a todas as unidades que parem com as matanças. Temos decretos a serem concluídos, mas temos que ter a visão de que se continuarmos matando todos os desafetos, as penitenciárias vão se tornar uma piscina de sangue e, logo depois, podemos perder vários irmãos, pois a polícia, assim como todos os órgãos que são submetidos aos trabalhos do governo, está entrando dentro das unidades pronta para matar”, diz trecho da carta.
Ainda conforme a determinação da carta, o aviso é destinado aos internos que estão nas unidades prisionais CPPL I, II, III e IV, em Itaitinga, além da Unidade Prisional de Caucaia, conhecida popularmente como ‘Carrapicho’. Os integrantes do CV afirmam que estão lutando por benefícios. “Estamos lutando por benefícios e não por sangue. Juntos somos mais fortes. Então, a família vem pedir força da massa para poder parar com o derramamento de sangue para evitar algo parecido com o que eles fizeram no antigo Carandiru”, conclui. 
Rebeliões
Depois dos agentes penitenciários decretarem greve geral neste fim de semana e impedirem a entrada de familiares dos detentos na visita semanal, neste sábado (21), diversos internos iniciaram rebeliões nas unidade prisionais do Ceará. A Polícia Militar foi acionada para garantir a segurança na visita dos familiares nos presídios, mas o protesto dos agentes penitenciários levou a conflito com os PMs na Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) 1. No mesmo complexo prisional, também houve rebelião no Sanatório Penal Professor Otávio Lobo.
Em outro complexo prisional de Itaitinga, houve rebeliões nas Casas de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) 2, 3 e 4. Na CPPL 2, detentos atearam fogo em colchões e quebraram parte da estrutura interna. O Corpo de Bombeiros teve de entrar na unidade para controlar as chamas. A situação só foi ser controlada após os agentes penitenciários decretarem fim da greve. A principal reivindicação da categoria era o reajuste de 100% da gratificação por atividade de risco. A categoria aceitou a contra-proposta de reajuste escalonado e, após 19h, decretou fim da paralisação.
Mortes
Segundo a Secretaria de Justiça do Ceará (Sejus), cinco internos foram mortos durante as rebeliões. No entanto, conforme a Perícia Forense, oito internos teriam sido mortos durante os conflitos.
O Tribuna do Ceará apurou que o número real de mortos dentro das unidades prisionais não condiz com a contabilidade divulgada pelos órgãos. Uma fonte do programa Barra Pesada, da TV Jangadeiro/SBT, estima que pelo menos 26 internos teriam sido mortos nestas unidades prisionais desde o fim de semana.
Tribuna do Ceará Online

Temer diz que Jucá continuará ajudando o governo fora da pasta


O presidente interino Michel Temer disse que o ex-ministro do Planejamento Romero Jucá, que pediu afastamento hoje (23), continuará auxiliando o governo no Congresso após deixar o cargo. Jucá é senador pelo PMDB de Roraima. Em nota divulgada no começo da noite, Temer agradeceu Jucá pelo trabalho desempenhado no ministério, para o qual havia sido nomeado no último dia 12.
“Registro o trabalho competente e a dedicação do ministro Jucá no correto diagnóstico de nossa crise financeira e na excepcional formulação de medidas a serem apresentadas, brevemente, para a correção do déficit fiscal e da retomada do crescimento da economia. Conto que Jucá continuará, neste período, auxiliando o governo federal no Congresso de forma decisiva, com sua imensa capacidade política”, disse o presidente interino na nota.
Brasília - DF, 23/05/2016. Presidente Interino Michel Temer durante reunião com Presidente do Senado Federal, Renan Calheiros. Foto: Beto Barata/PR
Depois de 11 dias à frente da pasta, Jucá pediu hoje para deixar o Ministério do Planejamento após a divulgação, pelo jornal Folha de S.Paulo, de uma conversa dele com o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, em que o ex-ministro sugere um “pacto” para tentar barrar a Operação Lava Jato.
Jucá negou a intenção de obstruir as investigações e disse que o pacto para “conter a sangria” citado na conversa se referia aos problemas econômicos do país e não às investigações da Lava Jato.”
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário