Web Radio Cultura Crato

domingo, 22 de maio de 2016

Rebeliões simultâneas neste sábado destroem seis presídios, fecham a BR-116 e deixam dois mortos

Presidios agora 016Presidios agora 030Presidios agora 095
De longe eram vistas colunas de fumaça atingindo as unidades do Complexo Penal em Itaitinga
Presidios agora 047
Agentes penitenciários iniciaram a greve na madrugada deste sábado por tempo indeterminado
Presidios agora 076
No Presídio Feminino, as internas queimaram colchões e quebraram grades das celas
Presidios agora 080
A BR-116 estva fechada por conta do protesto das mulheres dos detentos nas CPPLs
O caos se instalou no Sistema Penitenciário do Ceará neste momento. Por conta da suspensão das visitas do fim de semana, em virtude da greve deflagrada nesta madrugada pelos agentes penitenciários, os presos de seis unidades carcerárias da Região Metropolitana de Fortaleza decidiram, de forma simultânea, iniciar uma mega-rebelião, batizada de “Salve Geral”, ordenada pelas facções criminosas PCC e Comando Vermelho.
“Está tudo destruído. As cadeias estão neste momento totalmente dominadas pelos presos”. A informação é do servidor de um dos presídios atingidos pelo levante coletivo. Até o momento, há registro de que houve destruição completa nas seguintes unidades: Casas de Privação Provisória da Liberdade (CPPLs) 1, 2, 3 e 4, todas localizadas em Itaitinga; no Presídio Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, em Aquiraz; e  no Presídio do Carrapicho, em Caucaia.
A onda de rebeliões teve início por volta de 10:00 e chegou ao seu clímax no começo da tarde, quando os detentos das seis unidades destruíram grades das celas e das galerias, tocando fogo em colchões, lençóis, roupas, objetos pessoais e tudo mais que encontraram pela frente. Sem a presença dos agentes penitenciários, eles ficaram à vontade para realizar a destruição completa das grades e trancas na área de carceragem e só não chegaram os setores administrativos porque foram repelidos com tiros de balas de borracha disparados pelos poucos agentes que estavam do lado de fora e com a chegada do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP).
Mulheres também
Do lado de fora, as mulheres dos presos também se rebelaram e tocaram fogos em pneus e pedaços de madeira, bloqueando a BR-116 na pista que segue da Capital em direção ao Interior. Patrulhas da Polícia Rodoviária Federal foram kobilizadas para tentar dispersar as manifestantes e liberar o tráfego. Um gigantesco engarrafamento foi registrado na BR.
Neste momento há também notícias de que, pelo menos, dois presidiários estão mortos, sendo um executado a golpes de cossoco na CPPL 3,  e outro cujo corpo foi queimado e arrastado na CPPL 1.  “Ainda não confirmamos as mortes, mas falam que os corpos estão lá dentro e não temos como entrar”, confirmou outro agente.
Ao contrário do que foi informado na última quinta-feira pelo Governo do Estado, a tropa do Batalhão de Choque da PM não entrou nas unidades, permanecendo no lado externo somente para garantir que não ocorram fugas. Como não houve intervenção policial dentro da cadeia, a desordem se instalou. Além disso, teriam sido descobertos nesta madrugada de sábado dois túneis, nas CPPLs 1 e 2.  
O cenário de destruição poderá ser ampliado amanhã, já que estariam previstas visitas em outras duas unidades do Sistema, a Penitenciária da Pacatuba e o Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II, em Itaitinga. Como, provavelmente, não haverá também condições dos internos receberem seus familiares no domingo, a expectativa é de mais violência.
Até o momento, a Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus) não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.  
.blogdofernandoribeiro.com.br/

Polícia ainda caça os ladrões que invadiram Base Aérea e levaram armas

Fuzil da Base 2
Quatro fuzis modelo HK-33A2, fabricação alemã, foram levados pelos bandidos na invasão ao Quartel
Base Aérea - facahada 1
O ataque à Base Aérea de Fortaleza aconteceu na noite passada
As polícias Militar e Federal estão dando apoio à Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) nas buscas a uma quadrilha que, na noite de ontem, invadiu aquela Corporação e roubou, pelo menos, cinco armas de fogo, sendo quatro fuzis e uma pistola. Militares foram rendidos pelos criminosos e obrigados a levá-los até o paiol, onde estava o armamento e munição. Um soldado da própria Corporação foi detido como suspeito de envolvimento no caso.
O ataque dos bandidos foi planejado e contou com apoio interno. Antes de chegar à Base Aérea, localizada na Avenida Borges de Melo, no bairro Aerolândia, os ladrões roubaram um carro modelo Renault Logan de cor cinza e um segundo veículo com as mesmas características de uma viatura descaracterizada usada  por oficiais da Base.
Os militares rendidos foram obrigados a entregar as armas e munição de reserva. Porém, não houve nenhum tipo de reação. Sem tiros e ninguém ficou ferido. Alguns integrantes do bando usavam balaclavas (capuzes pretos).
Por volta das 23h30, o Logan usado na fuga foi encontrado pela Polícia Militar nas imediações do condomínio popular Miguel Arraes, no Jardim Jatobá, no Grande Bom Jardim (zona Sul da Capital). Dentro do veículo foi encontrada apenas uma balaclava.
Detido
Policiais do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), teriam detido um soldado da Base Aérea suspeito de envolvimento no crime. Ele foi conduzido à Corporação para ser interrogado pelos oficiais. 
.blogdofernandoribeiro.com.br

Rastreamento de celular leva Polícia a recuperar armas roubadas na Base Aérea

Fuzil recuperado
Informações extra-oficiais dão conta que as cinco armas roubadas na noite da última sexta-feira no paio de Reservada de Armamento da Base Aérea de Fortaleza já foram recuperadas. A corporação ainda não se pronunciou sobre o assunto. Pelo menos, três militares da própria instituição, sendo dois soldados da ativa e um graduado da Reserva  estariam detidos por suspeita de envolvimento no caos.
As armas – quatro fuzis e uma pistola – teriam sido localizadas na periferia da Capital, mas precisamente no bairro Bom Jardim após a Polícia contar com a ajuda da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Coin/SSPDS) no rastreamento de ligações recebidas no celular de um dos soldados suspeitos detido ainda na noite de ontem por uma patrulha do Batalhão de Rondas Intensivas e Ostensivas (BPRaio).
Ainda na noite passada, cerca de duas horas e meia após a invasão da quadrilha ao Quartel da Base Aérea de Fortaleza, na Avenida Borges de Melo, a PM localizou um dos carros usados na fuga dos ladrões. O Logan havia sido abandonado pelos criminosos nas proximidades do condomínio residencial popular Miguel Arraes, conhecido como “Carandiru”, na comunidade Jardim Jatobá, no Grande Bom Jardim. Dentro do carro havia uma balaclava (capuz).
Segundo informações também extra-oficiais (o Comando da Base Aérea não recebeu ainda a Imprensa), não houve resistência por parte dos militares que faziam a guarda da Reserva de Armas no momento do roubo dos fuzis, já que ao chegar no local os assaltantes já estavam com outro militar como refém.
.blogdofernandoribeiro.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário