Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 21 de junho de 2016

Balanço parcial aponta 30 mortes violentas no fim de semana, entre elas, quatro latrocínios


Segunda-Feira 20.6.2016 275A violência deixou, pelo menos, 30 mortos neste fim de semana em todo o estado do Ceará, contabilizando os casos de assassinatos e acidentes fatais. O balanço, no entanto, ainda é parcial.  Foram 21 homicídios e latrocínios e mais 9 óbitos no trânsito.
Quatro pessoas foram vítimas de crimes de latrocínio (roubo seguido de morte). Um preso foi assassinado dentro de um presídio da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Em Fortaleza, o balanço parcial apontou a ocorrência de quatro assassinatos nos bairros Jardim Jatobá, Parquelândia (onde um jovem foi morto por assaltantes), Granja Lisboa e no Conjunto Ceará (onde um adolescente foi executado na porta de uma igreja).
Já na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), três assassinatos foram registrados nos Municípios de Maracanaú (bairro Jardim Bandeirantes), Caucaia (Conjunto São Miguel) e Itaitinga (na CPPL 3).
A maioria dos crimes, 13 no total, no entanto, ocorreu no Interior do Estado, nos seguintes Municípios: Juazeiro do Norte (3 casos), Trairi (latrocínio de um professor), Barreira, Quixeramobim, Acopiara, Canindé, Russas, Tarrafas, Farias Brito, Santana do Cariri e Mauriti.
Acidentes
Nove pessoas morreram em conseqüência de acidentes, sendo sete delas em colisões, quedas e choques envolvendo motocicletas.  Os desastres aconteceram nos seguintes Municípios: Crato (2 casos), Aiuaba, Senador Sá, Palhano, Sobral, Barbalha, Mauriti e Missão Velha.
Veja a seguir a lista completa dos mortos no fim de semana:
HOMICÍDIOS NA CAPITAL:

01 – Francisca L.R.C. (bala) – Rua da Virtude (Jardim Jatobá)

02 – Eick Gabriel Rebouças Mendes Andriola (bala) – Rua Gustavo Sampaio (Parquelândia)

03 – Francisco J. (bala) – Rua João XXIII (Granja Lisboa)

04 – Vítima não identificada/masculino (bala) – Avenida G (Conjunto Ceará)

05 – Francisco Mateus Alexandre Vitor (bala) – Feira de Parangaba (Parangaba)

HOMICÍDIOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA

06 – Marcos A.P.D.S. (bala) – Rua Edson Queiroz/Jardim Bandeirantes (Maracanaú)

07 – Vítima não identificada/sexo masculino (bala) – Avenida Principal/São Miguel (Caucaia)

08 – Vítima não identificada/sexo masculino (outros meios) – CPPL 2 (Itaitinga)

HOMICÍDIOS NO INTERIOR DO ESTADO

09 – Edivando Ferreira dos Santos (bala) – Localidade Alto São Francisco (Trairi)

10 – Jhonny Lucas Lima Rodrigues (bala) – Rua Luciano Torres/Sede (Barreira)

11 – Francisco Jéfferson dos Santos Mendes (bala) – Bairro Franciscanos (Juazeiro do Norte)

12 – Adaílton Sousa Abreu (bala) – Bairro Vila União (Quixeramobim)

13 – José Sousa da Silva (bala) – Distrito Palmeirinha (Juazeiro do Norte)

14 – Carlos Eduardo Pereira Bezerra (bala) – Bairro Bertolândia (Juazeiro do Norte)

15 – Raimundo Nonato Dionísio Batista (bala) – Estrada da Cadeia Pública (Acopiara)

16 – Antônio César Silva Romão (achado de cadáver/bala) – Cachoeira da Pasta (Canindé)

17 – João Batista de Lima Cunha (bala) – Loc. Timbaúba de Nossa Senhora das Dores (Russas)

18 – Geraldo Batista Alcântara (bala) – Localidade Sítio Varzinha (Tarrafas)

19 – Diego Vieira Garcia de Sousa (facadas) – Bairro Mutirão II (Farias Brito)

20 – Antônio Gomes da Costa (facadas e pauladas) – Sede (Santana do Cariri)

21 – Mathias Ferreira Santana/menor (bala) – Localidade Sítio Coité (Mauriti)

ÓBITOS EM ACIDENTES DE TRÂNSITO

22 – Gilvan José Ribeiro (colisão/moto) – Sede (Crato)

23 – Vítima não identificada/masculino (colisão/moto) – Zona Rural (Aiuaba)

24 – José Ribamar Pires Rodrigues (choque/moto) – CE-362 (Senador Sá)

25 – Nildo Rodrigues Nogueira (queda/moto) – Localidade Lagoa dos Estevão (Palhano)

26 -  Aira Maria Nobre (choque) – Sede (Sobral)

27 – Ricardo Correia da Silva (queda/moto) – Vila Terezinha (Barbalha)

28 – Moisés Tavares (colisão/motos) – Avenida Padre Cícero/Sede (Crato)

29 – José Firmino Lino (colisão/moto) – CE-152/Distrito Olho d’Água (Mauriti)

30 – Damião Rafael Ricarte (atropelamento) – Vila dos Passarinhos (Missão Velha).
Fonte: Blog do Fernando Ribeiro

Sérgio Machado afirma que Jucá tentou Constituinte para limitar a Lava Jato


machO ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado disse na delação premiada que políticos de vários partidos chegaram a discutir um pacto para conter a Lava Jato e que  a manobra incluía a convocação de uma Constituinte para reduzir os poderes do Ministério Público.
Antes de a delação de Machado vir a público, nesta semana, ele já havia divulgado conversas gravadas com políticos. Em uma delas, Jucá falava em estancar a Lava Jato. Os áudios de Machado foram responsáveis pela queda de dois ministros do governo de Michel Temer, o próprio Jucá e Fabiano Silveira (Transparência).
No depoimento da delação premiada, Sérgio Machado revelou que a tentativa de estancar a Lava Jato não partiu apenas do PMDB, partido de Jucá. O delator relatou que Jucá falou de tratativas com o PSDB  para alterar leis e tentar limitar a operação.
“Na conversa com o senador Romero, ele falou que tinha estado há poucos dias numa reunião com o PSDB, que também estava preocupado com o assunto. E o senador Romero aventou as hipóteses de tentar um entendimento no sentido de se manter a operação no que estava ou aguardar uma Constituinte, que podia acontecer em 18, onde poderia ser limitado os poderes do Ministério Público”, disse Machado na delação.
O ex-presidente da Transpetro disse que essa negociação era uma tentativa de livrar  políticos de vários partidos, inclusive o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, do alcance da Lava Jato.
Machado disse que também conversou com o presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Na conversa, falaram da possibilidade de trazer outros partidos para o acordo.
“Ele [Renan] tinha tido um primeiro encontro com o PSDB e iria ampliar essas conversas com o DEM e com o PSB”, afirmou.
Os investigadores então questionaram Machado sobre em que sentido eram as conversas. Ele respondeu que era no sentido “de você ir ampliando o número de partidos políticos que estariam preocupados em encontrar uma solução pra essa situação”. “Porque está todo mundo preocupado neste momento em encontrar uma saída para isso. Todos os partidos, como eu disse no meu depoimento. E essa seria a maneira de você juntar mais o DEM e mais o PSB”, concluiu Machado.
Segundo Machado, Renan pensava em três pontos para conter as investigações. “Primeiro: não permitir a colaboração de quem estava preso”. “Segundo ponto seria voltar a interpretação que existia na Constituição que a pessoa só poderia ser julgado, ser preso depois de transitado em julgado”, continuou. “E a terceira hipótese de que, na lei de leniência, fazer uma discussão melhor sobre a lei de leniência onde pudesse ficar claro todos os pontos”, completou.
Os investigadores questionam sobre detalhes acerca da lei de leniência e Machado respondeu: “a lei de leniência, como foi feita, ficou com algumas questões abertas. Que ficasse claro a questão criminal, a questão das pessoas ficarem fora”, afirmou. A lei de leniência é uma espécie de delação premiada para empresas, que colaboram com as investigações em troca de punições mais brandas.
O que dizem as defesas
A defesa da família de Sérgio Machado disse que tudo que ele e os filhos tem para dizer já está nos acordos de colaboração.
A assessoria de Romero Jucá disse que a palavra do delator Sérgio Machado não merece nenhum crédito e que o senador nunca agiu para limitar a operação. Disse ainda que o delator dirigia as conversas que estava gravando procurando enfoques que pudessem comprometer o interlocutor e que mesmo agindo assim não conseguiu que o senador Jucá falasse contra a Lava Jato.
A assessoria de Renan Calheiros afirmou que o presidente do Senado apenas expressou opiniões, o que é direito de qualquer cidadão, mas que nunca agiu para atrapalhar as investigações, como o próprio Supremo Tribunal Federal já manifestou.
O Instituto Lula enviou nota afirmando que o ex-presidente nunca participou ou soube do suposto acordo para barrar a Lava Jato.O instituto diz ainda que é caluniosa e leviana a tentativa de setores da imprensa de envolver o ex-presidente nessa armação e que Lula se defende na Justiça. Afirmou ainda que Lula não tem nada a esconder e não tem nada a temer.
A assessoria do PSDB informou que as declarações de Machado são absurdas, e nenhuma iniciativa nesse sentido contou ou contará com o apoio do partido que, segundo a assessoria sempre apoiou e continuará a apoiar a Operação Lava Jato.
A assessoria do PSB informou que a afirmação do delator não tem fundamento. O partido disse que apoia firmemente a operação Lava Jato e o combate sem tréguas à corrupção.
A assessoria do Democratas informou que sempre defendeu todas as investigações conduzidas pela Operação Lava Jato e que o partido repudia veementemente quaisquer declarações que o relacionem a tentativas de barrar as investigações.
Com Agências

Tarifas dos Correios serão reajustadas em até 10,6%


O Ministério da Fazenda autorizou reajuste das tarifas dos serviços postais e telegráficos, nacionais e internacionais, prestados exclusivamente pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e determinou que o Ministério das Comunicações aplique um aumento linear de até 10,641% sobre todo o rol de tarifas e preços públicos cobrados pela empresa nos serviços postais de monopólio. A portaria com a decisão está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 20.
Sem dinheiro em caixa até para pagar salários de empregados, os Correios esperavam esse aumento nas tarifas desde abril. Conforme o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, apurou no início do mês, com fontes, o represamento do preço das tarifas de serviços pelo governo para evitar impactos na inflação seria um dos principais fatores do prejuízo da estatal. Mesmo com o reajuste de 8,89% dado pelo governo em dezembro de 2015 às tarifas de entrega de cartas e telegramas, a defasagem retirou cerca de R$ 350 milhões dos Correios no ano passado. Também apesar do reajuste de 2015, os cálculos são de que as tarifas ainda continuavam defasadas em torno de 8%.
Fonte: Estadão Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário