Web Radio Cultura Crato

sábado, 23 de julho de 2016

Polícia registra o 10º caso de morte por linchamento neste ano nas ruas de Fortaleza


Subiu para 10 o número de assassinatos por linchamento nas ruas de Fortaleza neste ano. Na tarde desta quinta-feira (21), um jovem que estaria praticando assaltos nas proximidades de uma lagoa, na zona Oeste da Capital, foi  perseguido pelos moradores da área, severamente espancado e apedrejado e, ainda, atingido a pauladas e tiros, morrendo no local. Foi o segundo caso somente nesta semana e no intervalo de apenas três dias.
O caso ocorreu nas margens da Lagoa do Urubu, no bairro Álvaro Weyne, onde a vítima, um jovem ainda não identificado, foi assassinado por cerca de 20 pessoas. O suposto ladrão ainda tentou escapar da morte, correndo em direção à Lagoa do Urubu, no limite dos bairros Padre Andrade e Jardim Iracema, mas não conseguiu.
Já na tarde da última  segunda-feira (18), outro homem foi morto nas mesmas circunstâncias. Ele foi identificado como Maurício Oliveira Pereira, que tinha apenas 20 anos de idade. Acusado de praticar roubos contra os moradores, ele foi perseguido e linchado na Rua Nossa Senhora das Graças, no bairro Pirambu.
Outros oito assassinatos por meio de linchamento ocorreram, neste ano em Fortaleza nos bairros Dias Macedo, Pio XII, Vila Peri, Barra do Ceará, Elleri, José Wálter, Carlito Pamplona e Sapiranga.
Mais casos
Na noite do último dia 20 de junho, uma mulher foi perseguida e morta por populares no cruzamento das ruas Juvêncio Barroso e Odorico de Moraes, no Carlito Pamplona. Ela estaria na companhia de um motoqueiro. A dupla praticava assaltos, quando foi alcançada pelos moradores. O motoqueiro fugiu, deixando a parceira de crimes no meio da rua. Ela, então, acabou espancada até a morte. Para completar a crueldade, alguns populares filmaram as cenas do crime e postaram as imagens nas redes sociais.
No mesmo dia, outro assaltante também foi assassinado por meio de linchamento quando praticava roubos de celulares em pontos de ônibus no bairro Conjunto Prefeito José Walter.
Crueldade
Na maioria das vezes, as vítimas dos linchamentos são pessoas jovens, envolvidas em casos de assaltos ou de violência sexual (estupros) nas ruas e que acabam sendo “justiçadas” pela população. Trata-se de um crime de difícil esclarecimento e que, em muitas vezes, a vítima sequer é identificada, pois não porta documentos e acaba desfigurada tamanha a violência sofrida dos assassinos. Além dos espancamentos, por vezes, são arrastadas, baleadas, esfaqueadas e até atropeladas ou carbonizadas pela população revoltada e irada.
VEJA OS CASOS DE MORTES POR LINCHAMENTO NESTE ANO EM FORTALEZA:
1 (1º de janeiro) – Clayrton Oliveira de Sousa – Travessa João Fonseca (Dias Macedo)
2 (16 de março) – Vítima não identificada/masculino – R. Álvaro Bomilcar (Pio XII)
3 (18 de março) – Vítima não identificada/masculino – Av. Augusto dos Anjos (Vila Peri)
4 (21 de abril) – Vítima não identificada/masculino – R. Jerônimo de  Albuquerque (Barra do Ceará)
5 (12 de junho) – Helton Jonh de Sousa Oliveira  - R. Demóstenes de Carvalho (Elleri)
6 (20 de junho) – Alane Sousa de Oliveira – Rua Odorico de Morais (Carlito Pamplona)
7  (20 de junho) – Vítima não identificada/masculino – Rua 49 (Conjunto José Walter)
8 (20 de junho) – Thiago Oliveira da Silva – Rua Waldemar de Alcântara (Sapiranga)
9 (18 de julho) – Maurício Oliveira Pereira – R. Nossa Senhora das Graças (Pirambu)
10 (21 de julho) – Vítima não identificada/masculino – Jardim Iracema
Fonte: Ceará News 7

'Diabo Loiro', o homem que já matou 15 pessoas, incluindo três irmãos



Um serial killer, acusado de matar 15 pessoas, foi preso nessa quinta-feira (21) no distrito de Nova Descoberta, em Petrolina, Sertão do Estado de Pernambuco. Roberto Gonçalves da Silva, conhecido com 'Diabo Loiro', estava foragido há cerca de um ano e foi capturado após uma denúncia anônima.

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito já havia sido condenado a 159 anos de cadeia pelos 15 assassinatos que cometeu, incluindo a morte de três irmãos. Ele chegou a cumprir 10 anos de prisão na penitenciária Doutor Edvaldo Gomes, em Petrolina, mas em novembro do ano passado, quando se encontrava em regime semi-aberto, quebrou a tornozeleira eletrônica e fugiu. 

O mais macabro de toda a história é que o acusado tem um cemitério tatuado nas costas, e a cada vítima ele tatua uma nova cruz. Segundo a polícia, Diabo Loiro afirmou que gostava de matar as pessoas com faca para sentir o sofrimento da vítima em suas mãos.

Fonte: Jornal do Comércio 

Eleitorado cresce no Ceará mesmo com o cancelamento de 222.657 títulos


imageNas eleições municipais deste ano, 6.324.777 eleitores estarão aptos a eleger prefeitos e vereadores no Estado do Ceará. Em relação às eleições de 2014, houve um crescimento de apenas 0,99% do eleitorado. A explicação para esses números está no cancelamento de 222.657 títulos, por conta da revisão eleitoral com recadastramento biométrico de eleitores realizada em mais 54 municípios cearenses.
Nas próximas eleições, a votação por identificação biométrica abrangerá todos os eleitores de 62 municípios – 8 cidades já haviam realizado revisão eleitoral em 2014. E em mais 34 municípios, inclusive Fortaleza e Caucaia (os dois maiores eleitorados), a votação será com identificação híbrida (com e sem biometria).
No Ceará, 2.199.743 eleitores poderão votar neste ano através da identificação biométrica, o que representa 34,78% do eleitorado no estado. Em Maracanaú, o maior município que realizou revisão eleitoral em 2015, houve redução de 14.595 eleitores. Nas eleições de 2014, 152.607 estavam aptos a votar. Neste ano, serão 138.032 eleitores.
Blog do Roberto Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário