Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 21 de março de 2017

Cientistas descobrem efeito perigoso em diclofenaco e ibuprofeno


De acordo  com um estudo comandado pelo Hospital Universitário Gentofte, de Copenhague, e publicado recentemente pela revista científica European Heart Journal, anti-inflamatórios como diclofenaco, naproxeno, ibuprofeno, rofecoxib (retirado de circulação desde 2004), celecoxib e outros estão associados ao aumento do risco de parada cardíaca.
A conclusão foi tirada entre os anos de 2001 e 2010, onde pesquisadores analisaram as paradas cardíacas registradas na Dinamarca fora dos hospitais. Das 28.947 pessoas que sofreram uma parada cardíaca, 3.376 (quase 12% delas) utilizaram algum tipo de anti-inflamatório 30 dias antes de o problema acontecer.
Números
Entre as pessoas que utilizaram algum tipo de AINEs antes de sofrer a parada cardíaca, 51% delas consumiram ibuprofeno e 21,8% fizeram uso do dicoflenaco (os dois anti-inflamatórios não-esteroides mais consumidos na Dinamarca).
Ainda segundo o estudo, o aumento do risco de parada cardíaca com o uso do ibuprofeno é de mais de 30%. Já o uso do diclofenaco pode aumentar a incidência do problema em 50%.
Entre os anti-inflamatórios não-esteroides, o naproxeno se mostrou o menos prejudicial. O estudo afirmou também que os AINEs estão entre os medicamentos mais utilizados no mundo. Entre a população adulta dinamarquesa, 50% das pessoas já utilizaram algum tipo de anti-inflamatório não-esteroide no país.
No Brasil, a situação não é muito diferente e o uso indiscriminado de anti-inflamatório sem receita é recorrente. De acordo com o livro "Tarja Preta – Os segredos que os médicos não contam sobre os remédios que você toma", de Marcia Kedouk, um dos 10 medicamentos mais vendidos é composto por diclofenaco.
Fonte: Diário do Nordeste

Pastor evangélico é morto a tiros na porta de funerária


Um pastor de uma igreja evangélica foi morto a tiros na porta de uma funerária em Planalto, região sudoeste da Bahia, no sábado (18). De acordo com a polícia, a vítima foi surpreendida por dois homens a bordo de uma motocicleta que fugiram após realizar os disparos. Ainda segundo a polícia, o pastor, que era dono da funerária, pregava em uma igreja da cidade de Poções. Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime. A Delegacia de Vitória da Conquista investiga o caso. Por Redação Bocão News | Fotos: Blog do Jeferson Almeida

ACIDENTE AÉREO Avião cai no Sudão do Sul com mais de 40 pessoas a bordo e todos sobrevivem.


Todos os passageiros e tripulantes sobreviveram à queda de um avião da South Supreme Airlines nesta segunda-feira (20), durante pouso no aeroporto de Wau, no Sudão do Sul. Mais de 40 pessoas estavam a bordo, e todos conseguiram fugir por uma das saídas de emergência da aeronave antes que ela pegasse fogo. Segundo representantes do governo local, pelo menos 14 pessoas foram hospitalizadas com ferimentos, mas os quadros são estáveis. "O tempo estava ruim. A visibilidade não estava boa e o avião saiu da pista de aterrissagem e sofreu um acidente", afirmou um engenheiro do aeroporto de Wau, Paul Charles. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o avião parcialmente destruído e em chamas, com o logo da companhia aérea local South Supreme Airlines. Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário