Web Radio Cultura Crato

domingo, 17 de setembro de 2017

Ceará registra aumento de quase 30% em casos de tuberculose


Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento da tuberculose dura seis meses, devendo ser realizado de forma regular para se chegar à cura
O número de casos de tuberculose no Ceará continua aumentando consirevalmente. Entre janeiro e 1º de setembro deste ano, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)confirmou 2.057 casos da doença no Estado, com 57 mortes - sendo 964 registros em Fortaleza e 29 óbitos. Os dados são do mais recente boletim de notificação compulsória da Sesa. A informação é do Diário do Nordeste.

Em agosto passado, esse número era de 1.608 ocorrências, com 45 mortes. Houve um aumento, de agosto para setembro, de 28% - com 449 novos casos. No ano passado, a doença acometeu 3.099 pessoas, com 64 mortes.

Tratamento

A tuberculose tem cura, mas a preocupação é com a alta taxa de abandono do tratamento. As taxas - classificadas como aceitáveis pelo Ministério da Saúde - têm índices de até 5% no Brasil, mas no Estado chega à média de 10%.

O índice influencia diretamente em outro resultado aquém do esperado: o de cura, que no Estado figura atualmente em cerca de 53% (dados parciais), bem abaixo da meta de 85%.

Curável desde o ano de 1944 e com tratamento eficaz disponível na rede de pública de saúde, chama atenção o fato da tuberculose pulmonar ainda registrar alta incidência e, sobretudo, mortes. Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento dura seis meses, devendo ser realizado de forma regular para se chegar à cura.

Doença infecciosa

De acordo com o Ministério da Saúde, A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. Anualmente, são notificados cerca de 10 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da Aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário.

No Estado, a tuberculose apresenta-se de forma endêmica e, entre os anos de 2011 e 2016, o número de casos se mostrou estável, segundo dados do Boletim Epidemiológico da doença, também da Sesa. Foram diagnosticados 3.653 casos novos em 2011 e 3.341 em 2016.

No Brasil, a tuberculose é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença. A tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde.

Uma gordura que faz bem para o cérebro


Vira e mexe é divulgada uma nova pesquisa estreitando a relação entre alimentação e o funcionamento do cérebro. Mas um grupo de pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, resolveu se concentrar especificamente em um nutriente: as gorduras monoinsaturadas.

Para quem não sabe do que estamos falando, trata-se de um subtipo de gordura aclamado por favorecer o equilíbrio dos níveis de colesterol e a saúde do coração. A substância pode ser encontrada no abacate, no azeite de oliva e nas oleaginosas.

Voltando ao estudo, os experts recrutaram 99 adultos e, por meio de um teste sanguíneo, verificaram as taxas da tal gordura monoinsaturada em cada um deles. Em paralelo, essa turma passou por avaliações de inteligência e por exames de imagem de última geração que medem a eficiência do cérebro.

Resultado: os voluntários que apresentaram uma quantidade maior do nutriente no organismo também exibiram mais conexões entre os neurônios presentes na rede de atenção dorsal do cérebro. E essa é uma área importantíssima para a concentração e a capacidade de driblar os desafios do cotidiano.

Só não vale usar o achado como justificativa para seguir uma dieta descompensada, ok? Os próprios autores do trabalho ressaltam que, embora esse tipo de análise historicamente foque em uma ou outra substância, é comprovado que um cardápio equilibrado como um todo interfere na massa cinzenta. O maior valor dessa experiência, na realidade, é indicar uma associação da gordura monoinsaturada com melhoras em uma parte específica do cérebro.

Via Pavablog

Nenhum comentário:

Postar um comentário