Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Lula afirma que Palocci é 'calculista e dissimulado'


Curitiba. Em pouco menos de duas horas de depoimento ao juiz Sergio Moro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou o ex-ministro Antonio Palocci de "calculista, frio e simulador", e negou que tenha feito qualquer tipo de acerto ilícito com a empreiteira Odebrecht. A informação é do Diário do Nordeste.

"Se ele (Palocci) fosse um objeto, seria um simulador", disse.

Lula prestou seu segundo depoimento a Moro, ontem, uma semana depois que seu ex-ministro da Fazenda afirmou que o petista avalizou um "pacto de sangue" com a Odebrecht, com o pagamento de R$ 300 milhões em vantagens indevidas em troca de manter o protagonismo da empreiteira no governo.

O ex-presidente disse que Palocci nem sequer era responsável por assuntos do Instituto Lula , e afirmou que só se encontrava com o ex-ministro, depois de sua saída do governo, "de oito em oito meses".

Lula ainda fez críticas à atuação da Polícia Federal e do Ministério Público e disse ver com "desconfiança" determinadas operações. Ele disse que o Ministério Público criou uma "grande mentira" ao apontá-lo num gráfico feito em PowerPoint que o político era a figura central de uma organização criminosa. "Eu já disse mais de uma vez para o senhor: eles contaram uma grande mentira com o Power Point. E eu quero ver como eles vão sair dessa", afirmou o petista.

Moro disse a Lula que entendia o fato de ele estar rancoroso, mas ponderou que a audiência era a oportunidade que ele tinha para esclarecer as dúvidas dos procuradores. "Não estou rancoroso", rebateu o ex-presidente.

  Confira trechos do depoimento de Lula a Sérgio Moro:
Lula alfinetou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que teria arrecadado recursos para fazer o seu instituto enquanto ocupava a Presidência.

Questionado se havia conversado com Emílio Odebrecht sobre o projeto, ele falou que só teve a ideia do instituto após deixar a Presidência: "Porque se eu fizesse como outros presidentes, teria feito dinheiro enquanto estava na Presidência".

Lula demonstrou irritação com a insistência de Moro em questioná-lo sobre o pagamento de aluguel pelo uso do apartamento vizinho ao que mora, em São Bernardo do Campo (SP).

A denúncia do MPF afirma que parte do favorecimento providenciado pela Odebrecht ao ex-presidente foi a compra desse imóvel, o qual, dizem os procuradores, o petista ocupou sem que pagasse aluguel. O ex-presidente, em meio às perguntas do juiz, lembrou do imbróglio envolvendo a revisão da delação da JBS e o procurador-geral Rodrigo Janot. "Deus escreve certo por linhas tortas e as coisas estão virando verdadeiras. Estamos vendo o que está acontecendo com o Janot, o que está acontecendo com o Marcello Miller".

O advogado de Palocci, Adriano Bretas, afirmou que "dissimulado é ele (Lula), que nega tudo o que lhe contraria e teve a pachorra de dizer que se encontrava raramente com o Palocci".

Manifestações pró e contra

Lula deixou a sede da Justiça Federal em Curitiba pouco antes das 16h30, de carro, sem falar com a imprensa. Na saída, cinco moradores que vestiam camisas verde e amarelas e erguiam bandeiras do Brasil gritaram "ladrão" e "bandido". Em outra área da capital paranaense apoiadores de Lula, na qual ele voltou a acusar seus investigadores e adversários políticos de tentarem evitar sua candidatura em 2018. "Se eles estão com medo de que eu possa voltar a me candidatar, é bom terem medo mesmo, porque vou provar que a gente consertar este país", disse.

Mais de 35 quilos de drogas e quatro armas de fogo são apreendidas pela Divisão de Combate ao Tráfico



Aproximadamente 35 quilos de drogas foram apreendidos pela Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio de ações desenvolvidas pela Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), em Fortaleza e Região Metropolitana, nos primeiros dias deste mês de setembro. Além dos entorpecentes, a delegacia especializada também apreendeu quatro armas de fogo, que de acordo com apurações, seriam utilizadas para o cometimento de uma chacina. Todo o material apreendido e as prisões foram apresentados, na tarde desta última terça-feira (12), em coletiva de imprensa.

Denúncia

A população pode ajudar a Polícia denunciando a prática criminosa que tem conhecimento. Para fazer denúncias, basta ligar para o disque denúncia da SSPDS através do número 181, ou em caso de tráfico de drogas, pode ligar também para o telefone (85) 3472-1563, da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas, ou para o Whatsapp da especializada (85) 98936-5355. O sigilo é garantido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário