Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Enem - Quadrilha presa pela PF tinha três núcleos no CE

Image-0-Artigo-2321983-1
Segundo a Polícia Federal, a quadrilha negociava, prioritariamente, com candidatos ao curso de Medicina

A Polícia Federal (PF) vai analisar o material apreendido em poder dos suspeitos de fazerem parte de uma quadrilha que atuava no esquema de fraudes em concursos públicos e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ontem, a PF e o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram a "Operação Adinamia", nos estados do Ceará, Paraíba e Piauí. Até o fim da noite, quatro pessoas haviam sido presas preventivamente, duas em Fortaleza e duas em Lavras da Mangabeira. Além disso, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva.
A fraude acontecia com a violação antecipada de lacres para o acesso às provas do Enem e concursos, através dos próprios fiscais. No dia da avaliação, falsos candidatos realizavam a prova e transmitiam as respostas do gabarito através de ponto eletrônico. A quadrilha cobrava até R$ 90 mil. O serviço era oferecido em escolas e cursinhos pré-vestibulares. Muitos pais de estudantes negociavam o acordo. A Polícia Federal ainda está fazendo um levantamento do montante movimentado no esquema.
A investigação foi iniciada no Enem de 2016, quando dois candidatos foram presos em flagrante por denúncia de fraude. A Delegacia de Polícia Federal de Juazeiro do Norte ficou responsável pela investigação, já que a quadrilha tinha forte núcleo na região, atuando em Juazeiro do Norte, Barbalha, Abaiara, Mauriti e Lavras da Mangabeira, além da capital, Fortaleza.
Cerca de 90 policiais federais participaram da ação, que contou com o apoio da Polícia Militar no cumprimento dos mandados. O grupo responderá por fraudes a processo seletivo e concursos públicos, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Jovem é executada a bala em Limoeiro do Norte (CE)



Mais um homicídio foi registrado contra uma mulher no Ceará. Foi na noite desta última terça-feira (07), em Limoeiro do Norte, onde a jovem Juliana Rivia Pitombeira Saraiva de 25 anos foi executada com 04 tiros de revólver, quando estava em uma lanchonete.

Os autores foram dois indivíduos que estavam em uma motocicleta.

Ainda não se sabe a motivação do crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário