Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Eunício consegue aprovar R$ 112 milhões para perfuração de poços no Ceará



Após insistência do presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB), em manter a sessão do Congresso desta última quarta-feira (08), os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN 29/17), que atende a uma emenda da bancada federal cearense, ao orçamento de 2017, que destina R$ 112,3 milhões para perfuração de poços profundos no Ceará . O recurso, que será liberado através do ministério da Integração, vai viabilizar a aquisição de 49 máquinas perfuratrizes para o estado e assim agilizar a execução do plano de convivência com a seca nos municípios. A matéria segue agora para sanção presidencial.

A inclusão do objeto no PLN, que atende ao Ceará, foi articulada pelo presidente junto à equipe econômica do Executivo federal. Ainda em outubro, Eunício recebeu, na presidência do Senado, a visita do ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, que informou o senador cearense sobre o envio da matéria ao Congresso conforme solicitação do peemedebista.

“Esse recurso vai possibilitar que ampliemos nossa política de convivência com a seca. Muito gestores e lideranças municipais tem relatado o quadro dramático das cidades e pediam exatamente a agilidade na perfuração dos poços. Com isso, vamos atender essa demanda e beneficiar milhares de cearenses que sofrem com a falta de água", comemorou Eunício.

O Ceará enfrenta o sexto ano consecutivo de seca e dos 184 municípios, 115 decretaram situação de emergência em razão da estiagem.

Outras ações voltadas para a segurança hídrica já estão em andamento como a conclusão do Eixo Norte, que integra o projeto da transposição do Rio São Francisco, além das obras do Cinturão das Águas, que levará a água para Fortaleza e Região Metropolitana.

ÚLTIMA HORA: Novo diretor da PF vai trocar todo o comando da instituição

Ex-candidato a deputado pelo PMDB deve ser o nomeado vice-diretor.
Um dia depois de nomeado diretor da Polícia Federal pelo presidente Michel Temer, o delegado Fernando Segóvia decidiu trocar todo o comando da instituição. Segundo um interlocutor do diretor-geral, o delegado Sandro Avelar deverá ser o vice-diretor, o segundo cargo mais importante na hierarquia da polícia. Ex-presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Avelar foi secretário de Segurança na gestão do ex-governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz (PT) e, mais recente, presidiu a Comissão Nacional de Segurança nos Portos e Terminais de Navegação (Conportos).

Nas eleições de 2014, ele se candidatou a deputado federal pelo PMDB, mas não se elegeu. Com 21.888 votos, o delegado ficou em 19º lugar na disputa por uma das oito vagas reservadas na Câmara para o Distrito Federal. Na manhã desta quinta-feira, ele chegou a participar de uma reunião com Segóvia e o ex-diretor Leandro Daiello. Segóvia também teria escolhido o delgado Cláudio Gomes,e x- corregedor-geral, para comandar a diretoria de Inteligência. A diretoria de Combate ao Crime Organizado deverá ser ocupada pelo delegado Eugênio Ricas, atual secretário de Controle e Transparência do Espírito Santo

Segóvia começou a montar a equipe às pressas. Segundo um interlocutor, ele esperava ser escolhido como diretor da PF, mas não sabia que a indicação ocorreria esta semana. A indicação do novo diretor foi anunciada na quarta-feira e nesta quinta a portaria de nomeaçãofoi publicada no Diário Oficial da União. Segóvia se reuniu com Daiello e o vice-diretor Rogério Galloro para iniciar imediatamente a transição. Eles fizeram uma teleconferência com os 27 superintendentes para, em tom amistoso, anunciarem as mudanças.

O novo diretor teria tentado demonstrar que a troca de comando não implicará em ruptura com a gestão de Daiello, que estava no cargo desde 2011. Na noite anterior, logo depois de receber o convite formal de Temer para chefiar a PF, Segóvia tratou de se reunir como dirigentes da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e de outras entidades sindicais da polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário