Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Novos medicamentos são incorporados à lista dos SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) passará a oferecer 17 novos medicamentos em 2017. De acordo com o governo federal, a medida é essencial para que pacientes que estão em tratamento de doenças graves tenham acesso a remédios mais modernos e eficazes.

Na lista de novos medicamentos está o Trastuzumabe que é utilizado pelos pacientes com câncer metastático de mama, em primeira linha de tratamento. Atualmente, são atendidos com o medicamento, no sistema público, 3.935 pacientes. O diagnóstico inicial é feito pelo exame de mamografia. Uma outra medicação importante é o Levetiracetam que é usado no tratamento de convulsões em pacientes com microcefalia.

Foram incluídos, ainda, medicamentos para o tratamento de pacientes com esclerose múltipla (Fumarato de dimetila, Fingolimode e Teriflunomida), pessoas vivendo com HIV/Aids (Raltegravir e Etravirina) e remédios para populações sob maior risco de adquirir o vírus da imunodeficiência humana (Tenofovir e Entricitabina).

Pacientes com doença de Parkinson e doença de Crohn também foram beneficiados com as novas inclusões.

Incorporação

Hoje são 869 medicamentos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), em que constam os medicamentos voltados ao atendimento de necessidades prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para que um novo medicamento seja incorporado ao SUS, é preciso avaliação prévia da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sus (Conitec). O pedido para essa avaliação pode ser apresentado por qualquer cidadão.

Além disso, os Estados e Municípios possuem autonomia para incluir na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) medicamentos que atendam às necessidades locais.

Com informações do Portal Brasil

Cabeça de homem é encontrada dentro de saco em avenida de Fortaleza

A cabeça foi encontrada na Av. Humberto Mont


A cabeça de um homem foi encontrada nesta tarde de domingo (12), na avenida Humberto Monte, no bairro Bela Vista, em Fortaleza. A cabeça estava em uma caixa e dentro de uma sacola.

Segundo informações da Polícia Militar, que esteve no local, a cabeça pode ser parte do corpo de um homem encontrado no último sábado (11), próximo ao campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC). A informação é do Tribuna do Ceará.

A vítima ainda não foi identificada e nenhum familiar estava no local, de acordo com informações iniciais. O caso deve ser levado ao 10º Distrito Policial, que fica localizado na Avenida Mister Hull.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirmou que o membro foi encontrado por pessoas da comunidade e foram feitos os primeiros levantamentos sobre o caso para identificar a vítima e elucidar o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário