Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Brasileiros desenvolvem vacina contra câncer de pele

A notícia boa contra o câncer de pele, vem do Brasil.
Pesquisadores do Laboratório Nacional de Biociências – LNBio, no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM, em Campinas SP, descobriram uma vacina contra a doença.

Os brasileiros desenvolveram uma imunização que é capaz de destruir as células malignas e também evitar um novo aparecimento da doença.

A vacina deve ser testada em humanos nos próximos meses.

O câncer de pele é o de maior incidência no Brasil, responsável por 30% dos tumores malignos. São mais de 170 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Vacina 

Os pesquisadores do CNPEM trabalham no desenvolvimento desta vacina há seis anos.

Usando células cancerígenas modificadas geneticamente, eles conseguiram chegar a uma formulação, testada em camundongos que desenvolviam tumores.

Três linhagens diferentes de células de cânceres foram usadas para compor a imunização.

A substância fez o sistema imune dos animais identificar as células malignas e o próprio organismo deles criou anticorpos do tipo “Linfócitos T”, que são proteínas presentes nos glóbulos brancos do sangue, para eliminar os tumores.

Os camundongos foram acompanhados durante um ano e, nesse período, novos cânceres não apareceram.

“Nós efetuamos um novo desafio nesses animais, eles receberam novas células tumorais derivadas deles mesmos e nós verificamos que esses tumores não conseguiram se desenvolver nos animais vacinados”, explica Bajgelman.

O estudo, já divulgado em uma revista científica internacional, deve testar a eficácia da vacina em células humanas nos próximos meses.

Recomendações

Até que esteja disponível no mercado, a recomendação de especialistas é o uso frequente e diário de protetor solar.

Para quem trabalha sob o sol, a dermatologista Elisangela Pegas recomenda o uso de chapéus.

A exposição ao sol deve ser evitada entre 10h e 16h.

“Ao longo do dia, esse protetor deve ser reaplicado em todas as áreas que estejam fora da roupa. Além disso, o uso de chapéu, para pessoas que trabalham em áreas externas, que ficam muito expostas, chapéus de abas largas, o uso do óculos de sol. E existem, inclusive, roupas apropriadas com proteção contra os raios ultravioleta”, alerta.

Com informações do G1
sonoticiaboa

MULHER QUEIMADA VIVA PERMANECE EM ESTADO GRAVE


Marido da vítima é suspeito. Ele também está internado, mas não corre risco de morte.

A dona de casa Valdênia Arcanjo Barros da Silva, queimada viva pelo companheiro, Paulo Landrel da Silva (37), permanece internada em estado grave no Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro. O crime ocorreu no último dia 5, no bairro Dias Macedo, um dia após uma família ser morta no município de Ipueras, 298 km da capital. Como aconteceu em Fortaleza, o suspeito era casado com a vítima. 
Vítima é casada com o suspeito. (Foto: Reprodução)
Valdênia teve 70% do corpo queimado. A casa ficou destruída. As duas filhas da vítima, com 6 e 13 anos, conseguiram escapar. O cachorro de estimação da família morreu no incêndio. 

De acordo com o relato de vizinhos, a mulher foi amarrada enquanto o homem ateava fogo nela e na casa. Ela ainda conseguiu sair de casa, com o corpo em chamas e pediu ajuda. A criança mais nova conseguiu se refugiar em uma escola católica ao lado, enquanto a mais velha fugiu e chamou a Polícia Militar. Com a chegada dos agentes de seguranças ele tentou se matar com um facão, mas foi impedido.

O homem argumentou que tinha surtado. Ferido e queimado, o suspeito foi socorrido e passa bem. Valdênia, por sua vez, está em coma induzido e respira com ajuda de aparelhos. Ela teve os órgãos queimados. 

As duas filhas estão com a irmã mais velha e passam por dificuldades financeiras. Por ser maior de idade, Rafaela Barros dos Santos, estuda pedir a guarda das crianças. 

O caso também é acompanhado pela Delegacia de Combate a Exploração da Criança e Adolescente (Dececa), pois a adolescente de 13 anos tinha sofrido abuso sexual pelo suspeito. A filha mais nova de Valdênia teve parte da orelha cortada pelo pai. 

Para doações, a família dispõe da conta abaixo: 
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Ag: 2558
Conta Poupança: 00099637-0
Dioceses Maciel Gomes

Via Cnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário