Web Radio Cultura Crato

domingo, 24 de dezembro de 2017

Chove em 42 municípios do Ceará; Jaguaribe registra 83 milímetros, em Acopiara choveu milimetros

Chuva
As chuvas da pré-estação continuam por todo o Ceará. Desde o início desta semana,diversos municípios registraram precipitações, ainda abaixo do esperado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para a época. De acordo com o órgão, choveu em 42 cidades cearenses, entre 7h desse sábado (23) e 8h deste domingo (24). A informação é do Diário do Nordeste.

A maior precipitação ocorreu em Jaguaribe, com 83 mm. Os demais municípios com ocorrência de chuva nas últimas 24 horas foram:

- Icó (78mm),
- Farias Brito (57mm),
- Tauá (53mm),
- Crato (47mm),
- Cariús (40mm),
- Tamboril (35mm),
- Acopiara (30mm),
- Iguatu (28mm),
- Jucás (26mm),
- Orós (26mm)

"Até a próxima segunda-feira (25), o sistema meteorológico Vórtice Ciclônico de Altos Níveis deve influenciar a ocorrência de chuva", observa o meteorologista e supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz.

Dezembro e janeiro formam o período de pré-estação chuvosa (fevereiro a maio) no Ceará. Em dezembro, a média histórica do Estado é de 31.6mm.

Até sexta-feira (22), foram observados 15.8mm, 50% abaixo do esperado para o mês. As informações, entretanto, são parciais. Para janeiro, a média estadual é bem mais elevada: 98,7mm.

A Funceme somente vai divulgar o primeiro prognóstico para a quadra chuvosa de 2018 na segunda quinzena de janeiro, por volta do dia 19. "Estamos verificando os modelos matemáticos", acrescenta Fritz.

Previsão do tempo

Segundo a Funceme, para este domingo (24), é esperada chuva em todo o Estado, com nebulosidade variável no decorrer do dia.

Já para a segunda-feira (25), feriado de Natal, há possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e no sul do Ceará. 

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a previsão do tempo para este domingo (24), véspera de Natal, em Fortaleza, é de possibilidade de pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia.

O temperatura mínima é de 26º e a máxima é de 32º na Capital.

Os Trapalhões será reprisado em 2018 com elenco original


A série Os Trapalhões, exibida pela Globo de 1977 até 1995, será reprisada. Conforme O Globo, o Canal Viva começa a reprisar o programa a partir do dia 1º de janeiro, às 20h45min. 

A temporada escolhida para começar a reprise é a de 1988, com elenco original formado por Didi, Dedé, Zacarias e Mussum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário