Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Procuradora-geral da República pede que STF ordene retorno do dono da empresa Guanabara à prisão

Dodge pede que STF ordene retorno do 'rei do ônibus' à prisão
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao Supremo Tribunal Federal que reverta o habeas corpus concedido pelo ministro Gilmar Mendes e restabeleça a prisão do empresário Jacob Barata Filho, conhecido no Rio de Janeiro como "rei do ônibus".

Em procedimento regimental que recorre da decisão de Gilmar, a procuradora argumenta que só o ministro Dias Toffoli poderia julgar o pedido feito pela defesa do empresário, visto que ele teria se tornado o juiz natural do caso por ter julgado requisições anteriores de habeas corpus.

"O relator, no STF, para apreciar todos os feitos processuais derivados ou vinculados à Operação Cadeia Velha, deflagrada no TRF-2, é o ministro Dias Toffoli. Assim, a decisão agravada não observou a competência do ministro Dias Toffoli para relatar este pedido de habeas corpus", explicou Dodge.
DETALHE

Jacob Barata é dono da empresa Guanabara, que opera linhas de ônibus e concessão de terminais rodoviários em quase todo o Nordeste brasileiro, inclusive em Sobral.

Pesquisa brasileira aponta que cães são mais inteligentes do que gatos

Cientistas brasileiros estudaram, pela primeira vez, tanto o tamanho do cérebro dos animais quanto a quantidade de neurônios em seu córtex cerebral. Apesar de os gatos demonstrarem um certo ar de superioridade intelectual, os cachorros dispõem do dobro de células neuroniais. São aproximadamente 530 milhões frente aos 250 milhões dos gatos. Os números são de um novo estudo publicado na "Frontiers in Neuroanatomy". A informação é do Estado de S. Paulo.

A professora de Psicologia e Ciências Biológicas na Universidade Vanderbilt, no Tenesse, Suzana Herculano-Houzel, diz que, com mais neurônios, a capacidade do cão é maior. Isso porque ele tem mais unidades de processamento de informação, sobretudo no córtex, parte do cérebro que copia informações, faz associações, reconhece padrões, lembra de experiências anteriores e planeja o futuro. "Ou seja, tudo o que chamamos de capacidades cognitivas superiores".

A especialista, no entanto, diz que não há como medir inteligência, visto que este é um conceito relativo. Mas Suzana diz que os cães têm a capacidade biológica de realizar atividades mais complexas do que os gatos.

A quantidade de neurônios vista no cérebro dos cachorros pode ser também uma boa explicação para sua versatilidade. Os cães desempenham variados papéis na sociedade. Na polícia , em operações de resgate, ou como acompanhantes e companhia. Mas, conforme Suzana, não há razão para donos de gatos ficarem chateados. Ela diz que muitos levaram o estudo como um insulto pessoal. “Ora, podemos gostar dos dois do mesmo jeito, não importa quantos neurônios têm”, diz a pesquisadora.

O estudo

Os pesquisadores analisaram os cérebros de furões, mangustos, guaxinins, gatos, cachorros, hienas, leões e ursos marrons. Todos pertencem à ordem dos carnívoros, que integram mamíferos que têm dentes, garras e podem comer outros animais. A ordem foi escolhida porque inclui tanto animais domésticos quanto selvagens e porque apresenta variedade de tamanhos de cérebros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário