Web Radio Cultura Crato

sábado, 6 de janeiro de 2018

39 municípios do Ceará têm água garantida somente até fevereiro

Trinta e nove dos 184 municípios do Ceará têm reserva de água somente até o fim de fevereiro. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (5), pelo Grupo de Contigência, que é formado por gestores e técnicos do sistema hídrico do Estado. O cenário é considerado de média e alta criticidade, com abastecimento realizado em regime de contingência. A informação é do Diário do Nordeste.

Desse total, 21 municípios estão com abastecimento garantido até o fim de janeiro e outros 18 municípios com abastecimento assegurado até o próximo mês.

Além destes, o balanço mostra ainda que 31 municípios encontram-se em situação de alerta, visto que só possuem garantia de água até o mês de março/abril. As outras 105 cidades, somadas às nove abastecidas pelo sistema integrado da Região Metropolitana de Fortaleza, encontram-se sem risco de desabastecimento ou operando a partir de ações decididas pelo Grupo de Contingência.

Para tentar amenizar os efeitos da seca, o Governo do Ceará tem adotado ações emergenciais, como a instalação de poços e chafarizes, além da busca por fontes alternativas de abastecimento como o fornecimento de água tratada através de carros-pipa, construção de Adutoras de Montagem Rápida (AMRs) e da utilização de ponteiras de rebaixamento de lençol freático com a finalidade de captar toda a água disponível para tratamento e distribuição.

Bolsonaro acerta filiação com o PSL e frustra planos do PEN/Patriota


O deputado federal e pré-candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro(PSC-RJ) anunciou nesta sexta-feira que concorrerá ao Palácio do Planalto pelo Partido Social Liberal (PSL). Bolsonaro e o PSL divulgaram um termo de compromisso, assinado pelo deputado e pelo presidente do partido, Luciano Bivar, em que anunciam o entendimento. O documento, no entanto, não fala em “filiação” do presidenciável.

“É com muito orgulho que o PSL recebe o deputado Jair Bolsonaro e sua pré-candidatura a Presidência da República. Outrossim, é com muita honra que o deputado se sente abrigado pela legenda, e muito à vontade em um partido onde existe total comunhão de pensamentos”, diz o texto.

O comunicado ainda afirma que as prioridades tanto para Bivar quanto para Bolsonaro são “o pensamento econômico liberal, sem qualquer viés ideológico, assim como, o soberano direito a propriedade privada e a valorização das forças armadas e de segurança”. “Preservar as instituições” e “defender os valores e princípios éticos e morais da família brasileira” também são citados no termo, que anuncia a unificação dos objetivos do PSL e os “desejos de mudança” de Jair Bolsonaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário