Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Pesquisa aponta erros no nome de batismo e data de nascimento de Padre Cícero

Padre Cícero, considerado santo popular no interior do Ceará, não nasceu em 24 de março de 1844. E o nome de batismo dele nem é precisamente Cícero Romão Batista, como se acredita. As revelações foram feitas pelos pesquisadores Daniel Walker e Renato Casimiro, a partir de documentos digitalizados do santo popular.

O documento está registrado no livro de batismo da paróquia de Nossa Senhora da Penha, no Crato, na região Cariri cearense. Conforme os pesquisadores, já havia suspeita sobre a verdadeira data de nascimento, que agora foi “comprovada” com um documento oficial.

Ainda segundo os pesquisadores, até então se sabia que padre Cícero havia nascido em 23 de março apenas por transcrição de livros, mas agora existe a comprovação de um documento oficial. eles destacam que a partir da digitalização, foi possível realizar um estudo aprofundado da caligrafia e as falhas foram descobertas.

O padre nasceu na verdade um dia antes, em 23 de março, e dois de seus sobrenomes tiveram a ordem invertida por opção própria do pároco, sendo o real nome de batismo Cícero Batista Romão, e não Cícero Romão Batista.

A próxima etapa do estudo da dupla é investigar por que Cícero utilizou, ao longo de toda a vida, a data de aniversário diferente do dia registrado em sua certidão. “Isso ainda é um mistério”, diz Daniel Walker.

Duas pessoas são assassinadas a tiros dentro de um ônibus na Messejana, em Fortaleza

Duas pessoas foram assassinadas a tiros, na tarde desta quinta-feira (11), dentro de um ônibus da linha Antônio Bezerra/Messejana, quando o veículo trafegava pela avenida Frei Cirilo. Segundo informações, o motorista ainda tentou desviar a rota para levar as vítimas para atendimento no Hospital do Coração da Messejana, mas a mulher e o homem baleados não resisitiram.

Populares afirmam que o assassino entrou no ônibus para matar outro homem, mas acabou também atirando na mulher que estava sentada ao lado da vítima. Ela foi identificada como Alexandra Assunção dos Santos, 34, morava em Itaitinga e era monitora de um colégio em Fortaleza. O criminoso ainda foi identificado. Já o homem morto não teve a identidade confirmada.


Com informações do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário