Web Radio Cultura Crato

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Horário de verão termina neste fim de semana - Moradores de 10 estados e DF devem atrasar o relógio em 1 hora

Fim do horário de verão (Foto: Infografia: Alexandre Mauro/G1)
O horário de verão, em vigor desde outubro do ano passado, acaba na primeira hora deste domingo (18). À meia-noite entre sábado e domingo, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem atrasar o relógio em uma hora.
O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).
Com isso, o horário no leste do Amazonas e nos estados de Roraima e Rondônia fica 1 hora "atrasado" em relação a Brasília, enquanto oeste do Amazonas e Acre ficam 2 horas atrás.

Economia de energia - O horário de verão foi instituído com o objetivo de economizar energia no país em função do maior aproveitamento do período de luz solar.
A medida foi usada pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos, sem regularidade. Em 2008, ganhou caráter permanente e passou a vigorar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.
O governo federal chegou a avaliar o fim do horário de verão neste ano, depois que um estudo do Ministério de Minas e Energia indicou que o programa vem perdendo efetividade. A análise mostrou que a intensidade de consumo de energia elétrica estava mais ligada à temperatura do que ao horário, com picos nas horas mais quentes do dia.
Porém, o Brasil enfrenta um período de estiagem, com hidrelétricas com níveis de água reduzidos, o que vem obrigando o governo a ligar as termelétricas (de operação mais cara) e até mesmo a importar energia de outros países.

Começa mais tarde - O presidente Michel Temer acabou editando um decreto que reduz a duração do horário de verão, e não o elimina. Assim, neste ano, ele começará em 4 de novembro, um fim de semana após o segundo turno das eleições, marcado para 28 de outubro.
A mudança foi um pedido do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, para evitar atrasos na apuração dos votos e na divulgação dos resultados do pleito. Um dos exemplos citados pelo tribunal foi o Acre, onde as urnas são fechadas três horas depois de a contagem de votos já ter sido iniciada nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste.

BPChoque/Cotar da PM desarticula em Quixadá grupo especializado em atacar instituições financeiras


Três homens foram presos durante uma operação realizada por policiais do Comando Tático Rural (Cotar) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), em Quixadá, Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20).

O trio é suspeito de integrar uma quadrilha especializada em atacar instituições financeiras. Durante a ação, que começou na noite de quarta-feira (14) e se estendeu até a manhã dessa última quinta-feira (15), foram apreendidas armas de fogo, três delas de grosso calibre, munições, explosivos e outros materiais que eram utilizados pelo grupo para a prática criminosa.

“Três presos e cinco armas apreendidas, sendo três fuzis, uma pistola e um revólver. Tudo parte dessa ação, importante, que terminou com um resultado positivo contra essa quadrilha, que é suspeita de atacar até 15 agências bancárias e cinco assaltos a carros-fortes. Cabe agora à Delegacia de Roubos e Furtos prosseguir com as investigações, de forma a comprovar a participação deles nesses crimes”, destacou o delegado André Costa, secretário da Segurança do Ceará.

Morto em confronto com a Polícia

Além dos três homens presos em Quixadá, um quarto integrante do grupo criminoso foi localizado, já na cidade de Banabuiú, O mesmo estava na localidade Barra do Sitiá, quando foi encontrado por equipes do Cotar. Contra ele existia um mandado de prisão em aberto. Alexandre efetuou disparos contra a composição policial, que revidou, atingindo o suspeito. Ele respondia a três homicídios, uma tentativa de homicídio, três portes ilegais de arma de fogo, roubo e receptação.

O homem chegou a ser socorrido para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Com ele, foram apreendidos uma pistola 9 mm e 47 munições do mesmo calibre 9 mm, além de uma caminhonete Hillux, de cor preta e placas MWZ-5130. Material apreendido com o suspeito foi apresentado na Delegacia Regional de Quixadá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário