Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 14 de março de 2018

Segunda sem lei: violência deixou 22 pessoas assassinadas no Ceará em 24 horas


Após um fim de semana sangrento com 42 assassinatos, o Ceará registrou uma segunda-feira (12) com, nada menos, que 22 homicídios no Estado. Oito pessoas foram mortas nas ruas da Capital, cinco na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e mais nove no interior. Entre as vítimas estão três mulheres, todas assassinadas a tiros.

Segundo registros da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), através da sua Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e dos Comandos de Policiamento da Capital (CPC), Metropolitano (CPM) e do Interior (CPI Norte e CPI Sul), das 22 pessoas mortas nesta segunda-feira, 21 foram assassinadas a tiros e uma a golpes de faca.

Em Fortaleza, os oito Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs) ocorrem da seguinte forma, três na região coberta pelo CPC Oeste (bairros Jacarecanga, Pici e Planalto Ayrton Senna), nas Áreas Integradas de Segurança AIS-4, AIS-6 e AIS-9, respectivamente; e outros cinco na área do CPC Leste, nos bairros Lagoa Redonda, Sabiaguaba, Jangurussu, Vicente Pinzón e Ancuri, nas AIS 3, 7, 3, 1 e 3, respectivamente.

Na Região Metropolitana de Fortaleza, foram registrados quatro assassinatos e um caso de achado de cadáver, nos municípios de Pacajus (2 casos), Caucaia (2) e Maranguape.

No Interior do estado, o Comando do Policiamento da região Norte anotou três homicídios, sendo dois na cidade de Itarema (duas mulheres vítimas de assassinato a bala) e Capistrano.

Já no Interior Sul, foram seis homicídios ocorridos nos seguintes Municípios: Icó, Barro (achado de cadáver), Várzea Alegre, Banabuiú, Tauá e Iguatu.

Latrocínio

Entre as 22 pessoas mortas figura uma anciã, de 81 anos, que foi encontrada sem vida em sua residência, localizada na Avenida José Jathaí, no bairro Monte Castelo, na zona Oeste de Fortaleza. Segundo apurou a Polícia, a aposentada foi assassinada a golpes de faca e o assassino levou as moedas que a vítima colocava num cofrinho. Por volta do meio-dia, uma faxineira entrou na casa para deixar o almoço de Horácia e a encontrou morta no banheiro. O cofrinho estava quebrado e o ladrão levou as moedas.

Os peritos constataram que, além dos golpes de faca, a anciã também foi asfixiada. O crime caracterizou-se como latrocínio (roubo seguido de morte) e o criminoso não foi ainda localizado.

Já na cidade de Tauá, na Região dos Inhamuns (a 337 km de Fortaleza), foi registrado o terceiro assassinato em menos de 72 horas. No bairro Alto do Brilhante, o jovem Remo Alves Moreira, 22 anos, foi morto a tiros por dois homens que trafegavam em uma motocicleta.

Na cidade de Banabuiú, bandidos invadiram uma padaria para assaltar, mas o dono reagiu e atirou, matando um dos assaltantes. O proprietário, identificado por “Gordinho”, também foi ferido a tiros, mas não corre risco de vida.

Homicidômetro

Com os 22 assassinatos ocorridos nesta segunda-feira (12), subiu para 1.090 o número de assassinatos no Ceará desde o início do ano.

Veja os celulares que emitem mais radiação

Xaomi Mi A1
Com base nos dados recolhidos pelo Escritório Federal Alemão de Proteção contra Radiação (Bundesamt für Strahlenschutz), o site Statista elaborou uma lista comsmartphones que emitem os maiores níveis de radiação durante uma ligação. Apesar da lista conter aparelhos de grandes marcas, como Apple e Nokia, são as chinesas que dominam os primeiros lugares. 

O método usado pelo BfS para catalogar os aparelhos é a taxa de absorção específica (SAR, sigla em inglês para Specific Absorption Rate), o mesmo usado mundialmente pelas empresas de telecomunicações para medir a radiação emitida por seus aparelhos. O SAR estabelece um valor, medido em watt por quilograma, de radiação absorvida por tecido biológico. Em outras palavras, o número reflete quantos watts de radiação eletromagnética são absorvidos a cada quilo do corpo humano. Os números usados no infográfico são os referentes aos watts absorvidos pela cabeça do usuário durante uma ligação.

O pódio da lista é composto por três marcas chinesas. Em primeiro lugar está o Xiaomi Mi A1, lançado pela empresa em setembro de 2017, e que emite 1.75 W/kg. A medalha de bronze de emissão de radiação vai para o conterrâneo OnePlus 5T, lançado apenas dois meses depois, que joga 1.68 W em cada kilo do corpo humano. Por fim, a medalha de bronze vai para o também chinês Hauwei Mate 9, lançado um ano antes, com a marca de 1.64 W/kg. 

A lista também inclui aparelhos de grandes marcas, mas apenas o Lumia 630 da Nokia (1.51 W/kg) ficou no top 10 com outros nove chineses A Apple aparece em 11º lugar com o iPhone 7(1.38 W/kg), em 13º com o iPhone 8 (1.32 W/kg) e em 16º com o iPhone 7 Plus (1.24 W/kg).

*** Aparelhos que aceitam dois chips.

Nenhum comentário:

Postar um comentário