Web Radio Cultura Crato

sábado, 14 de abril de 2018

Fuga em massa acontece na CPPL VII, em Itaitinga; unidade é a mais nova do Ceará

Image-0-Artigo-2325355-1
Uma fuga de grandes proporções aconteceu na madrugada desta sexta-feira (13) na Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim (CPPL VII), localizada no Complexo Penitenciário I, em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). De acordo com Conselho Penitenciário do Estado (Copen), a recontagem foi feita durante a manhã, mas o número exato de detentos que conseguiram escapar não foi divulgado.

Fontes ligadas à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) confirmam as informações. Um dos ouvidos disse que foram cerca de 50 fugitivos.

Conforme o advogado Cláudio Justa, presidente do Copen, os detentos que organizaram a fuga em massa na CPPL VII são membros da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE). Segundo ele, os presos serraram as grades e escaparam pela cerca da unidade. "A operação só foi descoberta na manhã desta sexta-feira", destaca.

Inaugurada em novembro do ano passado, a CPPL VII é considerada uma unidade conceito, inclusive no que diz respeito à segurança. Para Cláudio Justa, uma fuga de grandes proporções no local, apenas alguns meses após o início de suas operações, liga um sinal de alerta. "Trata-se do equipamento mais novo do Ceará, o que torna o incidente preocupante. Mostra que, se houver presos de facções juntos e um baixo efetivo de agentes, a estrutura por si só não é o suficiente", afirma.

A reportagem entrou em contato com a Sejus para saber mais detalhes sobre o caso, mas, até a publicação, mais de duas horas depois, não obteve resposta.

DN Online

Diretor de sindicato é indiciado por agressão a empresário

A Polícia Civil indiciou nesta sexta-feira (13) o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Paulo Cayres, conhecido como Paulão. Ele é o último dos três indiciados pela confusão em frente ao Instituto Lula que resultou na internação do empresário Carlos Alberto Bettoni, de 56 anos, que bateu a cabeça no para-choque de um caminhão e teve traumatismo craniano

Responsável por dar um chute na vítima, Paulão prestou depoimento nesta tarde e saiu sem falar com a imprensa. Aos policiais, negou que tenha agredido Bettoni e disse que ele próprio levou um chute de um dos manifestantes que provocavam os petistas na porta do instituto.

O delegado do 17º DP (Ipiranga), Wilson Zampieri, confirmou o indiciamento de Paulão pelo mesmo crime que os outros dois agressores: lesão corporal dolosa grave. “Ele desferiu um chute. Fez com que a vítima desviasse a trajetória. As imagens mostram ” Eles podem pegar de um a cinco anos, se condenados.

O vídeo do caso mostra que, depois de levar o chute do sindicalista, Bettoni foi empurrado pelo ex-vereador de Diadema (SP) Manoel Eduardo Marinho, o Maninho do PT, que foi ouvido pela polícia na segunda-feira (9). O filho de Maninho, Leandro Marinho, também foi indiciado.

A polícia aguarda o depoimento da vítima para fechar o caso e encaminhá-lo à Justiça – o que deve ocorrer no máximo até a próxima quarta-feira, 18. O médico ainda não liberou a visita a Bettoni, que está internado no hospital São Camilo, também no Ipiranga, sem previsão de alta. “Com certeza na segunda-feira será ouvido”, afirmou o delegado Zampieri.

JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário