Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Homem é preso com R$ 1,6 milhão em ouro no aeroporto de Brasília - Peças foram pintadas para disfarçar

Peças de ouro apreendidas no Aeroporto Internacional de Brasília; tinta para disfarçar metal descascou (Foto: TV Globo/Reprodução)
Peças de ouro apreendidas no Aeroporto Internacional de Brasília - Tinta para disfarçar metal descascou

A Polícia Federal prendeu, no último dia 9, um homem que tentava viajar para Belo Horizonte (MG) com 11 quilos de ouro em uma mala. O suspeito conseguiu embarcar em Boa Vista (RR), mas foi interceptado durante a conexão do voo no Aeroporto Internacional de Brasília.
Segundo a PF, o dono da mala – um empresário com negócios em Minas Gerais e em Roraima – chamou a atenção dos investigadores, que decidiram submeter a bagagem a um exame de raio-X.
De acordo com a perícia, o ouro apreendido tem alto grau de pureza, e a carga é avaliada em R$ 1,6 milhão. O homem chegou a apresentar uma nota fiscal, mas o documento não convenceu os policiais.
A Polícia Federal afirma que o suspeito derreteu, moldou e pintou o metal na tentativa de enganar os fiscais. A ideia era simular peças usadas na construção civil. No aeroporto, a tinta saiu na mão dos investigadores.
Acusado vai responder por lavagem de dinheiro e usurpação de bens da União. A pena combinada pode chegar a 15 anos de prisão. 

Peças de ouro apreendidas com empresário no Aeroporto Internacional de Brasília (Foto: TV Globo/Reprodução)
Peças de ouro apreendidas com empresário no Aeroporto Internacional de Brasília

Garimpo ilegal - Até a tarde desta terça (17), a PF ainda investigava a origem do metal precioso. O suspeito tem uma empresa de cobrança em Boa Vista e uma joalheria em Belo Horizonte. No depoimento à PF, ele preferiu ficar calado, e disse que "seria morto" se passasse qualquer informação.
"A investigação ainda é incipiente, mas a PF acredita que esse ouro tenha vindo de garimpos ilegais da região de Roraima, das terras yanomami. A investigação vai prosseguir para tentar identificar esses garimpos e os garimpeiros. Tanto a origem, quanto o destino desse ouro".

Agricultor tenta matar ex-mulher e depois tira a própria vida, em Lavras da Mangabeira

Um crime passional foi registrado da tarde da última terça-feira (17), na cidade de Lavras da Mangabeira, no interior do Ceará. O caso aconteceu por volta das 16h30min, no bairro Vila Bancária. A estudante, Maria Tamires Teles Ferreira, 23 anos, casada, residente no local da ocorrência, foi baleada à altura do abdômen e em seguida socorrida ao hospital regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. De acordo com o boletim policial, o delito foi cometido pelo esposo da vítima, o agricultor Francisco Emanoel de Oliveira Lima, 29 anos de idade que depois cometeu o suicídio com um tiro na boca.
A policia apurou que o casal encontravam-se separados há aproximadamente um mês e na tarde de ontem, o jovem veio até a residência da sua sogra e pediu para falar 5 minutos com sua esposa, onde a mesma aceitou conversar com seu companheiro a sós. De acordo com o que disse aos policiais que atenderam a ocorrência a genitora de Maria Tamires, relatou que minutos depois, ouviu alguns estampidos de disparos e em seguida se dirigiu até o local (cozinha), e encontrou sua filha e genro lesionados a tiros caídos ao solo.
A arma utilizada no delito, um revolver calibre da arma 38 com capacidade para 5 disparos, que se encontrava com 4 cartuchos deflagrados e um intacto foi aprendida pela policia civil para adoção das medidas que o caso requer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário