Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 17 de maio de 2018

SEM CONTROLE: Assassinatos de mulheres no Ceará chega a 192 e casos mais que duplicam em comparação a 2017

Subiu para 192 o número de mulheres assassinadas no Ceará neste ano. Nas últimas 24 horas, mais três crimes do gênero foram registrados na Grande Fortaleza. Em comparação a igual período do ano passado (de 1º de janeiro a 15 de maio) o Ceará apresenta um aumento da ordem de 131,3 por cento de aumento nesta modalidade da violência, ou seja, o número de mulheres assassinadas mais que dobrou no estado em apenas quatro meses e 15 do ano em comparação a 2017.

Os três assassinatos de mulheres registrados nesta terça-feira (15) se somaram a outros 12 homicídios com vítimas do sexo masculino em todo o estado, elevando o homicidômetro para 1.889 Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs) no estado em 2018, numa média de 14 homicídios a cada 24 horas nos primeiros 135 dias do ano.

Era por volta de 7h24 quando ocorreu o primeiro crime de morte da terça-feira. Uma mulher foi executada a tiros no bairro Itaperi. Cerca de cinco horas depois, às 12:31, ocorreu o segundo crime, quando uma jovem foi executada, também a tiros, no bairro Lagoa Redonda, conforme registros da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Fuzilada

E para fechar o dia, o terceiro assassinato de mulheres ocorreu à noite, por volta de 20h29, quando bandidos invadiram uma residência localizada no bairro Parque Potira, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e fuzilaram uma mulher.

As vítimas não foram ainda identificadas oficialmente pela Polícia e os três corpos permanecem na sede da perícia Forense do Ceará (Pefoce) onde estão sendo examinados.

Das 192 mulheres mortas no Ceará neste ano, 56 foram assassinadas em janeiro, 42 em fevereiro, 46 em março, 33 em abril; e 15 em maio (entre os dias 1º e 15).

Veja a relação de mulheres assassinadas no Ceará neste mês de maio:

01 – (03/5) – Leiciliele Kássia do Nascimento Alves (faca) – Estrada do Garrote (CAUCAIA)

02 – (03/5) – Camila Paulino Barbosa (bala) – Sítio Ilha (TRAIRI)

03 – (03/5) – Angélica Maria Viana da Silva (bala) – (CARIÚS)

04 – (04/5) – Daiane Vitória Alves Araújo (bala) – Rua Carnaubal/Jardim Iracema (CAPITAL)

05 – (07/5) – Vitória Régia Maia (bala) – Rua Sousa Pinto/Alto da Balança (CAPITAL)

06 – (07/5) – Jaimara Araújo Miranda (bala) – Rua Manoel Antônio Leite/Bonsucesso (CAPITAL)

07 – (08/5) – Maria Cláudia Santana da Silva (bala) – R. Gel. Cordeiro Neto/B. Mondubim (CAPITAL)

08 – (09/5) – Vítima não identificada (outros) – Bairro Lagoa Seca (JUAZEIRO DO NORTE)

09 – (11/5) – Maria Rosanny da Silva (decapitada) – Estrada Velha do Garrote (CAUCAIA)

10 – (13/5) – Vítima não identificada (bala) – Conjunto São Cristóvão (CAPITAL)

11 – (13/5) – Antônia Ivone Xavier Pereira (facadas) – Vila Marruás (TAUÁ)

12 – (14/5) – Nayara Mara Costa Araújo (bala) – Rua Roquete Pinto/Parangaba (CAPITAL)

13 – (15/5) – Vítima não identificada (bala) – Bairro Itaperi (CAPITAL)

14 – (15/5) – Vítima não identificada (bala) – B. Lagoa Redonda (Capital)

15 – (15/5) – Vítima não identificada (bala) – B. Parque Potira (CAUCAIA)

Fonte: Fernando Ribeiro

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Terça-feira de violência na Grande Fortaleza com 9 mortos e 3 crianças baleadas


Uma noite de terror ocorreu nesta terça-feira (15),na Grande Fortaleza, com vários tiroteios ocorridos em bairros da Capital e cidades da Região Metropolitana de Fortaleza, resultando em três crianças baleadas e mais duas pessoas mortas. No total, o Ceará registrou 14 assassinatos nas últimas 24 horas, três deles resultantes de confrontos entre criminosos e a Polícia. Entre as vítimas dos 14 homicídios figuram três mulheres. A informação é do Ceará News.

Um tiroteio ocorreu na noite passada no bairro Carlito Pamplona, na zona Oeste da Capital e deixou uma pessoa adulta morta e uma criança atingida por bala perdida. O fato ocorreu por volta de 22 horas na Rua Zuíla Gadelha. Segundo a Polícia, o tiroteio provavelmente envolveu integrantes de facções criminosas.

Em outro tiroteio, duas crianças foram também baleadas. Desta vez, o palco da violência armada foi o bairro Vila Velha, também na zona Oeste da cidade. As crianças estavam na calçada de casa quando começou uma intensa troca de tiros entre bandidos daquela região. Os dois menores foram levados de ambulância para o Instituto Doutor José Frota. O estado de saúde dos garotos não foi revelado.

Mortes

Nas últimas 24 horas, cinco pessoas foram assassinadas em Fortaleza nos bairros Centro, Itaperi, Carlito Pamplona, Praia do Futuro e Lagoa Redonda.

Na Região Metropolitana de Fortaleza ocorreram mais três homicídios nos seguintes Municípios: Horizonte, Guaiúba e Caucaia. Neste último, uma mulher foi executada a tiros dentro de uma residência no bairro Parque Potira.

Sertão

Três homicídios foram registrados no Interior cearense nas últimas 24 horas, nos Município de Independência e Itarema, na região Norte; e outro em Missão Velha, na Região Interior Sul.

Em Independência (a 309 km de Fortaleza), o gesseiro Castro Rodrigues Dantas, 29 anos, foi assassinado a tiros dentro de sua residência, na localidade de Moreira, na zona rural. Segundo o relato da esposa da vítima, bandidos invadiram a casa e mataram o marido dela com vários tiros à queima-roupa, na noite de ontem (15).

Outro assassinato no interior ocorreu na noite passada no Município de Missão Velha, no Sul do estado (a 521Km da Capital), onde o adolescente José Yuri Alves de Lima, 17 anos, foi assassinado, a tiros, por volta de 19h45, na localidade Sítio Barreiras, zona rural.

Confrontos e mortes

Ao menos, três pessoas morreram em confronto com a Polícia Militar no Ceará. Os casos ocorreram nos Municípios de Maracanaú (bairro Alto Alegre), Beberibe e Cariús. Das três pessoas mortas, apenas uma foi identificada. Tratava-se de José Sami Santos de Lima, 20 anos, natural de Pindoretama, morto em um tiroteio com a PM na zona rural de Beberibe. Com ele, a Polícia encontrou drogas, armas e munições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário